O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) escolheu o município de Mucajaí para iniciar o teste para o Censo Demográfico de 2022 no estado de Roraima.
O recenseamento será realizado em alguns setores de Mucajaí, com início previsto para o dia 4 de novembro. Os trabalhos devem ser concluídos até o dia 19 do mesmo mês.
De acordo com o Instituto, 20 técnicos e profissionais atuarão nesta etapa, com seis deles trabalhando como recenseadores. Todos vão participar de um treinamento no município entre os dias 18 e 28 de outubro.
Conforme a instituição, a escolha de Mucajaí se deu em razão do município atender critérios pré-definidos para esta etapa. A exemplo da distância para a sede principal, facilidade de acesso, bem como de logística e pelo fato de os setores escolhidos para o recenseamento terem sofrido pouca alteração desde o último Censo, realizado em 2010.
“O teste em Mucajaí já vai nos dar um panorama do que será a coleta do Censo no ano que vem. Eventos como esse são fundamentais para o IBGE garantir uma operação censitária segura e de qualidade. Agradecemos o apoio da prefeitura, das secretarias e dos demais órgãos municipais envolvidos nesta etapa de Mucajaí”, destaca o diretor da Unidade Estadual do IBGE em Roraima, Roberto Kuerten.
Operação testará também coleta por telefone e internet
Os profissionais envolvidos na coleta de dados usarão máscaras e protetores faciais, respeitando os protocolos de segurança contra a pandemia de Covid-19.
Também empregarão abordagens alternativas e complementares de coleta de dados: presencial, por telefone e por internet. Os profissionais utilizarão as três formas de coleta no recenseamento do ano que vem.
A operação servirá ainda para testar os sistemas e equipamentos que utilizará na operação censitária. Como por exemplo, os Dispositivos Móveis de Coleta (DMCs, semelhantes a um smartphone, que guardam os questionários eletrônicos). Isso porque algumas especificações e funcionalidades ainda não foram avaliadas em campo.
Reunião em Mucajaí define últimos ajustes para teste do Censo
Na terça-feira, dia 28, a unidade estadual do IBGE promoveu uma reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo (Repac) com lideranças de Mucajaí.
A Repac ocorreu no próprio município e contou com a participação da prefeita, Eronides Gonçalves (Dona Nega), do vereador e presidente da Câmara Municipal, Joelson Costa, assim como de secretários e outros gestores. Pelo IBGE, participaram do encontro Liezer Pino, coordenador da Repac, e Ivo França, coordenador de Informática e do Censo na região Sul de Roraima.
As autoridades locais se sensibilizaram com a operação do IBGE e confirmaram a cessão de um local adequado e com infraestrutura básica para a instalação do posto de coleta. Além disso, também manifestaram apoio para o evento-teste e todas as demais etapas do Censo.
Fonte: Da Redação