Pesquisa vai orientar programas de financiamento para agricultores

Objetivo é criar um banco de dados com trabalhadores do segmento

Pesquisa vai orientar programas de financiamento para agricultores
Pesquisa resultará em um estudo sobre o perfil do agricultor familiar – Divulgação/Conafer

Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Agricultores e Empreendedores Rurais do Brasil (Conafer) vai orientar futuros programas de financiamento para trabalhadores da área.

Agricultores familiares, povos indígenas e pescadores artesanais são o público alvo da pesquisa em Roraima. Além disso, demais profissionais que se enquadram na Polícia Nacional da Agricultura Familiar. A pesquisa pode ser acessa no site da Conafer.

Conforme o coordenador da Conafer no estado, Evandro Pereira Wapichana, a ideia do levantamento é criar um banco de dados inédito com o mapeamento dos trabalhadores deste segmento.

 “A pesquisa vai nortear futuros programas de acesso ao crédito privado, os quais vão beneficiar todos os segmentos da Agricultura familiar no estado de Roraima e no Brasil” ressaltou.

Em seguida, a pesquisa resultará em um estudo sobre o perfil do agricultor familiar brasileiro, para a compreensão dos seus hábitos e costumes.

O mapeamento está dividido em 19 questões, com temas como: desafio enfrentados, renda, comunicação, certificação de produtos, perspectivas de futuro, acesso à crédito, dentre outros.

Conafer

A Conafer é uma entidade sindical criada em 2011 por articulações de várias lideranças da agricultura familiar. A confederação atua em todo o Brasil levando, sobretudo, políticas públicas por meio de parcerias junto aos órgãos públicos e privados.

O empreendedores criaram o Conafer em março de 2020. Ele é formado por uma equipe multidisciplinar, tendo como atual coordenador, o sociólogo Evandro Pereira Wapichana, articulador de políticas culturais junto aos povos indígenas.

A entidade tem prestado ainda diversos serviços aos seus afiliados, atendendo a Federação de Colônias de Pescadores artesanais e Aquicultores de Roraima, que possui mais de 2.500 associados, pertencentes a associações, colônias e sindicatos de pescadores.

Nesse sentido, os serviços prestados são: Aposentadoria Rural com Assessoria jurídica e administrativa, demais orientações previdenciárias, Assessoria administrativa para a Federação, mapeamento dos espaços culturais juntos as organizações indígenas.

Fonte: Da Redação

Veja também

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x