Por unanimidade, vereadores aprovam arquivamento da CPI do Lixo

Votação foi composta pelos vereadores membros da CPI, Nilson Bispo (PSC), Ruan Kennoby (PV), e Tuti Lopes (PL).

Por unanimidade, vereadores aprovam arquivamento da CPI do Lixo
Membros da CPI do lixo – Foto: Divulgação/Câmara de Boa Vista

Os vereadores da Câmara Municipal de Boa Vista aprovaram nesta terça-feira (24) o arquivamento da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do lixo. O requerimento é da vereadora Tuti Lopes (PL).

A votação foi composta pelos vereadores membros da CPI, Nilson Bispo (PSC), vice-presidente, Ruan Kennoby (PV), e Tuti Lopes.

Conforme o requerimento, o prazo final encerrou no dia 17 de julho do ano passado e não foi prorrogado. Cm isso, os trabalhos da CPI não podem continuar.

“Não pode mais a comissão praticar qualquer ato sob o risco de cometimento de abuso de autoridade pelos seus membros. Regimento Interno da Câmara é bastante claro quanto à extinção da CPI pelo decurso do seu prazo”, cita o documento.

O requerimento também justifica a ilegalidade da suspensão dos prazos da CPI, por inexistência de previsão legal, bem como a ausência de fundamentação quanto ao requisito constitucional do prazo certo da CPI.

“Permitir uma CPI com prazo indeterminado, como se demonstra no caso em comento, não só é ilegal por infringência do próprio texto constitucional como também é contrário ao princípio da duração razoável do processo, esculpido como direito individual previsto na Constituição Federal e em nosso ordenamento jurídico pátrio”.

CPI do lixo

Os vereadores instalaram a CPI do Lixo em maio de 2021. No mês de agosto, a Prefeitura informou ao Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) que os vereadores não renovaram a CPI.

Por isso, o juiz Luiz Alberto de Morais Júnior acatou o pedido e extinguiu o processo. Isso fez com que todos os recursos relacionados à ação perdessem validade, inclusive no Supremo Tribunal Federal (STF), que tinha ordenado a entrega dos documentos.

Em outubro do ano passado, o presidente da Corte, ministro Luiz Fux, rejeitou uma manifestação da Câmara de Boa Vista e disse que não pode haver novo recurso, pois o processo original foi extinto pelo juiz.

Fonte: Da Redação

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x