Warning: Undefined array key "is_rate_editable" in /var/www/roraimaemtempo.com.br/public_html/wp-content/plugins/wpdiscuz/class.WpdiscuzCore.php on line 1303
Taxa de ocupação de leitos para Covid atinge zona de alerta amarelo em RR, aponta Fiocruz

Taxa de ocupação de leitos para Covid atinge zona de alerta amarelo em RR, aponta Fiocruz

No total, 70% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) estavam ocupados

Taxa de ocupação de leitos para Covid atinge zona de alerta amarelo em RR, aponta Fiocruz
Dados são do boletim técnico do observatório Covid-19 da Fundação Oswaldo Cruz Foto: Arquivo/Josué Ferreira

A taxa de ocupação de leitos para Covid-19 em Roraima atingiu o nível de alerta amarelo. No total, 70% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) estavam ocupados.

Os dados são do boletim técnico do observatório da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), da última quarta-feira (26).

De acordo com a instituição, nas semanas analisadas houve um aumento de 10% na taxa de ocupação. Ou seja, a porcentagem saiu de 60% para 70% em um intervalo de uma semana.

No entanto, os dados divergem com as informações da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Conforme o último boletim da Covid-19, a taxa de ocupação dos leitos de UTI está em 48%.

Sendo assim, 15 dos 27 leitos de UTI da unidade estão ocupados no Hospital Geral de Roraima (HGR). Apesar do aumento, a fundação avalia que o cenário é diferente de outros picos da pandemia, devido ao menor número de leitos.

“Não se pode ignorar que o quadro está piorando, apesar de estar claro que o cenário com a vacinação é muito diferente daquele observado em momentos anteriores mais críticos da pandemia, nos quais se dispunha de muito mais leitos”, avaliou.

Leitos de Covid-19 no Brasil

A Fiocruz informou ainda que das 25 capitais com taxas divulgadas, nove estão na zona de alerta vermelho, ou seja crítico. São elas:

  • Porto Velho (89%)
  • Rio Branco (80%)
  • Macapá (82%)
  • Fortaleza (93%)
  • Natal (percentual estimado de 89%)
  • Belo Horizonte (95%)
  • Rio de Janeiro (98%)
  • Cuiabá (89%)
  • Brasília (98%)

Apenas João Pessoa e Recife estão na zona verde de alerta. As demais 14 capitais estão na zona amarela, de alerta intermediário.

“É fundamental empreender esforços para avançar na vacinação e controlar a disseminação da Covid-19, com o endurecimento da obrigatoriedade de uso de máscaras e de passaporte vacinal em locais públicos, e deflagrar campanhas para orientar a população sobre o autoisolamento ao aparecimento de sintomas”, orientou.

Fonte: Da Redação

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x