ARTIGO: Universidade Federal de Roraima foi uma decisão política

Este mês, a Universidade Federal de Roraima completa 32 anos de criação

ARTIGO: Universidade Federal de Roraima foi uma decisão política
default

Este mês, a Universidade Federal de Roraima completa 32 anos de criação. E nesse meio tempo, ela cresceu e virou uma referência para os Estados da Amazônia. Mas, essa história começou com uma decisão política e que pouca gente conhece.

Quando assumi o governo de transição em 1980, Roraima vivia um drama. O Estado não tinha uma instituição de ensino superior. Assim, os jovens saiam do Estado para estudar e ter uma profissão.

No entanto, isso era muito ruim. Quem não tinha como pagar, não seguia com os estudos. Por outro lado, quem tinha como sair de Roraima, ia para Manaus ou Belém. E depois que terminava o curso, não voltava mais. Então, o Estado perdia a sua mão de obra.

Eu decidi mudar isso. Na época, o deputado federal Mozarildo Cavalcanti fez uma lei autorizando a criação da Universidade Federal de Roraima. Porém, depois da lei, nada mais foi feito.

Universidade Federal de Roraima: o começo da história

Então, eu falei com o presidente José Sarney, e ele fez uma Medida para instalar a Universidade. E ele assinou a Medida em sua visita ao nosso Estado.

Segundo, usei o orçamento do Governo de Roraima para pagar os funcionários e professores. E foi assim, que em fevereiro de 1990, a Universidade Federal de Roraima fez o seu primeiro vestibular.

E hoje, quando penso nessa Instituição, fico muito feliz de ter plantado a semente de uma história tão importante para o Estado e para as pessoas. Parabéns a nossa Universidade Federal de Roraima.

Contudo, havia ainda a questão do local e dos profissionais. O Ministério da Educação não tinha dinheiro para manter o primeiro ano da Universidade. Mas, como governador, eu resolvi isso também.

Logo, determinei que a Universidade ficaria no espaço onde era para funcionar a sede do Governo. Porque ela era a prioridade. E assim, foi feito. Essa área só tinha dois prédios em construção. Depois, esses prédios deram lugar ao Bloco I e II da Universidade.

Segundo, usei o dinheiro do Estado para pagar os funcionários e os professores. E foi assim que, em fevereiro de 1990, a Universidade Federal de Roraima fez o seu primeiro vestibular.

Hoje, quando penso nessa Instituição, fico muito feliz. Sei que ajudei a plantar a semente de uma história tão importante para o Estado e para as pessoas. Parabéns para a nossa Universidade Federal de Roraima. E que venham mais anos de muito sucesso na formação dos nossos profissionais.

Romero Jucá

Veja também

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x