Transporte público: validadores de bilhetes antigos serão substituídos por equipamentos de reconhecimento facial a partir de 31 de maio, em Boa Vista

Para continuar usando o serviço, o cidadão que utiliza o cartão terá que fazer o recadastramento

Transporte público: validadores de bilhetes antigos serão substituídos por equipamentos de reconhecimento facial a partir de 31 de maio, em Boa Vista
Foto: Giovani Oliveira/Semuc/PMBV

A partir de 31 de maio, os antigos validadores de bilhetagem do transporte público de Boa Vista, dispositivos onde o cidadão passa o cartão para liberar a catraca, serão retirados dos ônibus que circulam na capital. A medida é consequência da instalação de equipamentos modernos com tecnologia de reconhecimento facial, que já estão em uso nos veículos.

Diego Hauck, gerente da Cidade Boa Vista Transportes Urbanos Ltda., empresa que detém a concessão do transporte público na capital, explicou que os novos validadores permitem uma gestão mais eficiente e segura do sistema, evitando fraudes no uso dos cartões.

“Com a tecnologia da biometria facial, apenas o dono do cartão poderá usá-lo. Em caso de perda, roubo ou furto, ninguém, além do titular, conseguirá usar o saldo disponível”, disse.

Ele explicou que, além disso, os novos equipamentos otimizam a coleta de dados. Assim, garantem a confiabilidade das informações e simplifica a operação do sistema. “Ao registrar cada passagem, os validadores fornecem dados precisos sobre o número de usuários em cada linha e horário. Essas informações são essenciais para identificar áreas de alta demanda e otimizar a oferta de serviços, como a quantidade de ônibus em circulação”, pontuou.

Recadastramento

Para quem utiliza o cartão do transporte público e ainda não fez o recadastramento, é necessário emitir um novo, habilitado para os novos validadores. O processo é gratuito e pode ser feito no Terminal de Ônibus Urbano José Campanha Wanderley, das 7h às 18h, de segunda a sexta-feira e das 7h às 12h aos sábados.

Documentos necessários:

  • RG
  • CPF
  • Comprovante de residência
  • Estudantes: comprovante de matrícula ou declaração de vínculo com a instituição de ensino
  • Pessoas com deficiência (PCDs): laudo atualizado
  • Usuários do Cartão Cidadão: apenas os documentos pessoais

Transferência de saldo

Os usuários que ainda possuem saldo no cartão antigo podem transferir o valor para o novo cartão no guichê de recarga do Terminal José Campanha Wanderley, no Centro. O cidadão pode fazer a transferência gratuitamente em qualquer dia da semana, durante o horário de funcionamento do terminal.

No guichê de atendimento do Mini Terminal Luiz Canuto Chaves, na Praça do Centro Cívico, será possível fazer apenas a transferência de saldo, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Fonte: Da Redação

0
Would love your thoughts, please comment.x