Alerta: Boa Vista confirma uma morte por febre amarela silvestre

Vítima é um homem que esteve em zona de mata fechada, local considerado como área de transmissão da doença; ainda há um outro caso notificado sob investigação

Alerta: Boa Vista confirma uma morte por febre amarela silvestre
Foto: Reprodução/Pixabay

A Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) e a Secretaria de Saúde do Estado (Sesau), confirmaram a morte de uma homem de 37 anos, por febre amarela silvestre em agosto. Outro caso notificado está sob investigação e se trata de uma mulher.

No primeiro caso, o homem iniciou o sintoma da doença no dia 27 de agosto. No dia 29, seu atendimento ocorreu no Hospital Geral de Roraima (HGR). Ele foi internado devido a gravidade. No entanto, ele morreu no dia 31 de agosto. Além disso, ele não tinha comprovação de vacinação contra a febre amarela. A amostra de material biológico foi encaminhado para o Instituto Evandro Chagas, em Belém, no Pará, para realização do exame que confirmou a identificação do vírus.

Logo, o homem esteve em área de mata fechada, no município de Rorainópolis, interior do estado.

Agora, Boa Vista prepara o chamamento da população para evitar novos casos, conforme explica a Coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Ana Paula Merval.

“Já estamos compondo estratégias para chamamento da população para a importância da vacinação para a febre amarela. Visto que a população viaja para a zona de mata. São muitas situações. Ou seja, muitos servidores vão para áreas indígenas, então são pessoas que vão para área de mata. Logo, vamos fazer o chamamento para esse público para estar buscando a vacinação”, explicou.

Sobre a doença

Por fim, a doença é infecciosa febril aguda de evolução e gravidade variável. Além disso, no ciclo urbano, a transmissão ocorre a partir de vetores urbanos como o mosquito Aedes aegypti.

Fonte: Da Redação

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x