Advogada se comprometeu em guardar sigilo das informações - Foto: Reprodução/Instagram/Samara Pataxó
A Associação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) indicou uma advogada para ter acesso ao plano de ações da Polícia Federal (PF) na Terra Yanomami.
Em agosto, o ministro Luís Roberto Barroso permitiu a Apib ter acesso às informações. De acordo com ele, a associação pode ajudar nas ações policiais em sete terras indígenas do Brasil, incluindo a Yanomami, em Roraima.
A advogada Samara Carvalho Santos é indígena da etnia Pataxó e assessora jurídica da Apib. Ela enviou um documento ao Supremo Tribunal Federal (STF) no qual se compromete em guardar sigilo do plano.
“Me comprometo a manter o sigilo profissional de todas as informações que tiver acesso, para a preservação das informações de inteligência, e em especial para a proteção das vidas das lideranças indígenas envolvidas“, disse.
As operações da PF em parceria com outros órgãos ocorrem desde o mês de junho. A escala de conflitos entre garimpeiros e indígenas fez com que o STF mandasse retirar os invasores.
Contudo, a Apib sustentou que poderia ajudar no diálogo cultural com as comunidades para que as operações tivessem êxito. O ministro concordou, desde que apenas uma pessoa tivesse acesso.
A ação cobra no STF ações do Governo Federal de enfrentamento à pandemia da Covid-19. Conforme a Apib, os garimpeiros levaram o vírus para as comunidades.
A situação se agravou em março deste ano, quando uma lei do Governo de Roraima, que autorizava o garimpo no estado, causou uma corrida à região Yanomami.
De acordo com a Apib, a presença dos invares representa risco de genocídio. Dessa forma, exigia a retirada dos garimpeiros.
Contudo, em maio deste ano, houve uma escala dos conflitos na Terra Yanomami, levando a Apib e outras 16 organizações pressionarem o STF por uma decisão urgente.
No fim daquele mês, Barroso ordenou a expulsão dos invasores. Desde então, a PF e outros órgãos fazem constantes ações de retirada.
Por Redação
Seed afirmou que o caso foi encaminhado para a Corregedoria da Polícia Militar de Roraima
Decisão recebe críticas de entidade de direitos do consumidor
Caso aconteceu em 2023, em Pacaraima, após sofrer discriminação e abuso de autoridade em uma…
Próximo sorteio acontece neste sábado, 6
Atendimentos são das 7h30 às 13h30. Interessados também pode acessar o aplicativo do Sine em…
Vídeo mostra momento do acidente no cruzamento da Av. Ataíde Teive com a Av. Nossa…