Cidades

Advogada Pataxó terá acesso a plano de combate ao garimpo na Terra Yanomami

A Associação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) indicou uma advogada para ter acesso ao plano de ações da Polícia Federal (PF) na Terra Yanomami.

Em agosto, o ministro Luís Roberto Barroso permitiu a Apib ter acesso às informações. De acordo com ele, a associação pode ajudar nas ações policiais em sete terras indígenas do Brasil, incluindo a Yanomami, em Roraima.

A advogada Samara Carvalho Santos é indígena da etnia Pataxó e assessora jurídica da Apib. Ela enviou um documento ao Supremo Tribunal Federal (STF) no qual se compromete em guardar sigilo do plano.

“Me comprometo a manter o sigilo profissional de todas as informações que tiver acesso, para a preservação das informações de inteligência, e em especial para a proteção das vidas das lideranças indígenas envolvidas“, disse.

As operações da PF em parceria com outros órgãos ocorrem desde o mês de junho. A escala de conflitos entre garimpeiros e indígenas fez com que o STF mandasse retirar os invasores.

Contudo, a Apib sustentou que poderia ajudar no diálogo cultural com as comunidades para que as operações tivessem êxito. O ministro concordou, desde que apenas uma pessoa tivesse acesso.

Conflitos

A ação cobra no STF ações do Governo Federal de enfrentamento à pandemia da Covid-19. Conforme a Apib, os garimpeiros levaram o vírus para as comunidades.

A situação se agravou em março deste ano, quando uma lei do Governo de Roraima, que autorizava o garimpo no estado, causou uma corrida à região Yanomami.

De acordo com a Apib, a presença dos invares representa risco de genocídio. Dessa forma, exigia a retirada dos garimpeiros.

Contudo, em maio deste ano, houve uma escala dos conflitos na Terra Yanomami, levando a Apib e outras 16 organizações pressionarem o STF por uma decisão urgente.

No fim daquele mês, Barroso ordenou a expulsão dos invasores. Desde então, a PF e outros órgãos fazem constantes ações de retirada.

Por Redação

Josué Ferreira

Recent Posts

Está aberta consulta ao lote da malha fina do Imposto de Renda

De acordo com a Receita Federal, cerca de 220 mil contribuintes receberão R$ 558,8 milhões

4 horas ago

Homem tenta fugir da polícia, perde controle do veículo, cai em lago e acaba preso com 2 kg de cocaína no Cantá

Suspeito tentou fugir para Bonfim. Prisão aconteceu nesta quinta-feira, 21

8 horas ago

Jovem condenado por estuprar a sobrinha de 5 anos é preso em RR

Crime ocorreu em 2019, quando a vítima estava sozinha com o tio. Ele ainda tentou…

8 horas ago

Construa Mais RR: Arthur Henrique destaca mais de 500 obras de infraestrutura em Boa Vista e desburocratização de alvarás em feira

Foram mais de 4 mil alvarás de construção emitidos, o que rendeu à capital como…

10 horas ago

Sesau não paga clínicas conveniadas e pacientes têm exames suspensos, diz denúncia

Paciente que procurou a reportagem disse que precisa fazer um procedimento, mas que exames estão…

11 horas ago