Cidades

Audiência pública para debater início da exploração de petróleo em RR, ocorre em junho na Câmara dos Deputados

O deputado federal Gabriel Mota (Republicanos), falou sobre como anda o processo para o início da exploração de petróleo em Roraima. O tema foi abordado durante entrevista ao jornalista Bruno Perez, no programa Rádio Verdade, da 93 FM nesta segunda-feira (20).

O parlamentar tem cobrado dos órgãos do setor que a exploração de petróleo em Roraima ocorra. Dessa forma, o deputado apresentou um requerimento na Câmara dos Deputados solicitando a realização de uma audiência pública para tratar do assunto. O requerimento foi aprovado e a audiência está prevista para ocorrer no dia 18 junho.

“É um sonho antigo em Roraima e quando assumi em Brasília, comecei a trabalhar essa questão da exploração em Tacutu. Estive na Petrobrás, conversei com especialistas para saber se Roraima realmente tinha petróleo e se a Petrobrás e o Governo Brasileiro tinha o interesse em explorar. Era algo que estava muito parado […] Tive várias audiências no Ministério do Meio Ambiente e Ministério de Minas e Energia e agora avançou. No máximo 20 dias vai sair a carta de recomendação dos dois ministérios dando a concordância e aí é só esperar o leilão”, explicou Gabriel.

Expectativas para RR com a exploração do petróleo

Do mesmo modo, o deputado federal falou do futuro de Roraima após o início da exploração.

“O povo de Roraima nunca entendeu como a Venezuela é rica em petróleo, a Guiana é rica em petróleo e Roraima no meio não tem? Há vários estudiosos que nos disseram ‘Gabriel aqui realmente tem petróleo’ e tem que saber se é comercial ou não. Para isso, tem que leiloar […] se der comercial, vamos mudar a história de Roraima e está tudo dando certo” disse.

Gabriel também disse que a exploração no estado é possível sem danos ao ambiente.

“A exploração é no lavrado. Não pega em área indígena e não vão desmatar nada. Não vai ter perigo nenhum de contaminação ou algo parecido e expliquei isso. A médio prazo vai ocorrer a criação de uma matriz econômica com geração de emprego. Tenho muita fé, pois conheço com muitos especialistas e o que a gente quer, é tirar isso do papel e de fato efetivar a ideia” ressaltou.

Entenda

No último dia 15 de maio, o deputado federal Gabriel Mota recebeu a notícia de que Roraima estava autorizado a iniciar os processos de exploração de petróleo. A noticia ocorreu em reunião com o secretário Executivo do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, João Paulo Capobianco, e do secretário Executivo do Ministério de Minas e Energia, Arthur Cerqueira Valério.

Assim, em junho, vão participar da audiência pública, o presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, Soldado Sampaio (Republicanos), o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique (MDB), o presidente da Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh), o reitor da Universidade Federal de Roraima (UFRR), entre outros convidados.

“Nós vamos fazer um amplo debate para que as pessoas se ajudem. Por exemplo, quando quiser informações, a Universidade Federal já tem dados inseridos […]” finalizou.

Leia mais sobre o assunto:

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

Governo cria grupo de trabalho para evitar uso do Bolsa Família com apostas online

Nota técnica elaborada pelo Banco Central (BC) mostrou que os beneficiários do auxílio gastaram R$…

6 horas ago

Comerciante é preso no Amazonas suspeito de estuprar duas crianças de 6 e 9 anos que atraiu com bombons em Rorainópolis

Testemunhas presenciaram o acusado chamando crianças para dentro de sua casa ofertando bombons

7 horas ago

Servidora da Maternidade de RR relata falta de vagas em blocos e alimentação para pacientes e acompanhantes: ‘está um caos’

Print de uma mensagem enviada a servidores do local na manhã deste sábado, 28, diz…

8 horas ago

Na maternidade reformada: pacientes ficam em cadeiras após o parto e acompanhantes dormem no chão; veja vídeo

Maternidade foi inaugitada às pressas em campanha eleitoral, antes mesmo da compra dos móveis

10 horas ago

Mulheres ganham 18,7% a menos que homens em Roraima, aponta relatório

Documento reúne informações de 88 empresas roraimenses com 100 ou mais funcionários

11 horas ago

Morre candidato a prefeito de Amajari vítima de atentado

Antonio Etelvino Almeida, o Toinho da Aderr, estava internado na UTI do HGR após ter…

12 horas ago