Cidades

Audiência pública para debater início da exploração de petróleo em RR, ocorre em junho na Câmara dos Deputados

O deputado federal Gabriel Mota (Republicanos), falou sobre como anda o processo para o início da exploração de petróleo em Roraima. O tema foi abordado durante entrevista ao jornalista Bruno Perez, no programa Rádio Verdade, da 93 FM nesta segunda-feira (20).

O parlamentar tem cobrado dos órgãos do setor que a exploração de petróleo em Roraima ocorra. Dessa forma, o deputado apresentou um requerimento na Câmara dos Deputados solicitando a realização de uma audiência pública para tratar do assunto. O requerimento foi aprovado e a audiência está prevista para ocorrer no dia 18 junho.

“É um sonho antigo em Roraima e quando assumi em Brasília, comecei a trabalhar essa questão da exploração em Tacutu. Estive na Petrobrás, conversei com especialistas para saber se Roraima realmente tinha petróleo e se a Petrobrás e o Governo Brasileiro tinha o interesse em explorar. Era algo que estava muito parado […] Tive várias audiências no Ministério do Meio Ambiente e Ministério de Minas e Energia e agora avançou. No máximo 20 dias vai sair a carta de recomendação dos dois ministérios dando a concordância e aí é só esperar o leilão”, explicou Gabriel.

Expectativas para RR com a exploração do petróleo

Do mesmo modo, o deputado federal falou do futuro de Roraima após o início da exploração.

“O povo de Roraima nunca entendeu como a Venezuela é rica em petróleo, a Guiana é rica em petróleo e Roraima no meio não tem? Há vários estudiosos que nos disseram ‘Gabriel aqui realmente tem petróleo’ e tem que saber se é comercial ou não. Para isso, tem que leiloar […] se der comercial, vamos mudar a história de Roraima e está tudo dando certo” disse.

Gabriel também disse que a exploração no estado é possível sem danos ao ambiente.

“A exploração é no lavrado. Não pega em área indígena e não vão desmatar nada. Não vai ter perigo nenhum de contaminação ou algo parecido e expliquei isso. A médio prazo vai ocorrer a criação de uma matriz econômica com geração de emprego. Tenho muita fé, pois conheço com muitos especialistas e o que a gente quer, é tirar isso do papel e de fato efetivar a ideia” ressaltou.

Entenda

No último dia 15 de maio, o deputado federal Gabriel Mota recebeu a notícia de que Roraima estava autorizado a iniciar os processos de exploração de petróleo. A noticia ocorreu em reunião com o secretário Executivo do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, João Paulo Capobianco, e do secretário Executivo do Ministério de Minas e Energia, Arthur Cerqueira Valério.

Assim, em junho, vão participar da audiência pública, o presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, Soldado Sampaio (Republicanos), o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique (MDB), o presidente da Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh), o reitor da Universidade Federal de Roraima (UFRR), entre outros convidados.

“Nós vamos fazer um amplo debate para que as pessoas se ajudem. Por exemplo, quando quiser informações, a Universidade Federal já tem dados inseridos […]” finalizou.

Leia mais sobre o assunto:

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

STF prorroga para 2025 prazo de conciliação sobre marco temporal

Reuniões estavam previstas para terminar em 18 de dezembro

3 horas ago

Taxa de desemprego recua em 7 estados no terceiro trimestre, diz IBGE

Maior queda foi observada na Bahia, com recuo de 1,4 ponto percentual

6 horas ago

Escolas municipais conquistam 1º e 2º lugar no Prêmio Sebrae Tamanduá Bandeira

Trabalhos reafirmam o papel transformador da educação de Boa Vista na construção de um futuro…

7 horas ago

Prefeitura com Você reforça cuidado com a saúde do homem no Silvio Leite

Ação ocorre neste sábado, 23, no CRAS do bairro, oferecendo diversos serviços municipais à população…

7 horas ago

Arthur Henrique entrega 260 títulos definitivos para moradores de 35 bairros

A iniciativa busca garantir segurança jurídica, valorização dos imóveis e melhoria na qualidade de vida…

7 horas ago

Apostas enganosas: Ministério denuncia 25 canais online no YouTube

Sites recebiam dinheiro de apostadores e não pagavam prêmio prometido

9 horas ago