Boa Vista é símbolo de acolhimento e qualidade de vida no extremo Norte do país

Localizada às margens do belo Rio Branco, Boa Vista oferece cenário encantador que combina paisagens urbanas bem planejadas, com a exuberância da natureza amazônica

Boa Vista é símbolo de acolhimento e qualidade de vida no extremo Norte do país
Foto: Divulgação PMBV

Boa Vista comemora 134 anos no dia 9 de julho! Conhecida por ser a capital mais setentrional do Brasil e a única localizada acima da linha do Equador, BV, como é carinhosamente chamada, se destaca não só por sua posição geográfica única, mas também por seu desenvolvimento notável e qualidade de vida. É aquela típica cidade com jeitinho de interior, onde ainda é possível desfrutar de momentos em família ao ar livre, sem muita preocupação com insegurança.

“Para mim, fazer parte da história de Boa Vista é um orgulho. Ocupar o cargo de prefeito e poder, com o meu trabalho, contribuir para o desenvolvimento do lugar onde nasci e constituí minha família é mais que um presente é também uma missão. Temos muitos motivos para comemorar essa trajetória de 134 anos de transformação. Parabéns, Boa Vista”, disse o prefeito Arthur Henrique.

Inspirada no traçado radial de Paris, a capital é plana, com ruas largas e arborizadas que formam um belo e funcional “leque”, partindo do Centro Cívico. Este planejamento não só contribui para a beleza estética da cidade, mas também facilita a mobilidade e a qualidade de vida dos moradores.

Concreto e natureza em harmonia

Localizada às margens do belo Rio Branco, Boa Vista oferece um cenário encantador que combina paisagens urbanas bem planejadas, com a exuberância da natureza amazônica. A capital possui também diversas praias de água doce, assim como igarapés. Assim, a maioria desses locais são de fácil acesso, perfeitos para amenizar o clima quente, típico da região.

E quando se fala de concreto em harmonia com paisagens naturais, não tem melhor exemplo que o Parque do Rio Branco, considerado o maior complexo turístico de Roraima. Por lá, o Mirante Edileusa Lóz, de 120 metros de altura, garante uma vista privilegiada de toda a cidade, em um ângulo de 360°. É ali, que de fato, se consegue ver como a cidade é bem planejada e integrada à natureza.

Do mesmo modo, o Parque do Rio Branco é também o local que abriga a Maior Selvinha Amazônica da cidade, com mais de 160 elementos artísticos, entre esculturas de animais típicos da Amazônia e outros itens atrativos para as crianças. São oito cenários, divididos em área seca e molhada. O colorido garante uma experiência lúdica, encantadora e, sem dúvida, inesquecível não só para a criançada, mas também para as famílias que acompanham os pequenos.

Boa Vista acumula diversos títulos

Conhecida como a Capital da Primeira Infância, Boa Vista ficou em 11° no ranking nacional como uma das melhores cidades para se criar os filhos, em pesquisa feita pela Revista Exame.Também foi classificada pela Revista Bula como a 5° melhor capital em qualidade de vida, além de estar entre as 26 cidades mais felizes do Brasil.

Além disso, os reconhecimentos não param por aí! Em 2022, Boa Vista entrou na lista dos 25 destinos considerados tendência, segundo o Ministério do Turismo. A aposentada Laura de Sá Rodrigues, de 80 anos, visita a capital todos os anos. Ela é carioca, mora em Brasília e tem família em BV.

“Venho todos os anos, tanto pela família quanto pela cidade. Tudo é próximo, tem muitas praças e lugares bonitos para aproveitarmos durante o dia e a noite. As pessoas também são bastante acolhedoras. Quem é de fora, tem algumas impressões equivocadas. Faço questão de falar para todas minhas amigas que aqui é muito bom”, contou.

Estímulo ao esporte e atividades ao ar livre

A capital também ficou em 6° lugar como uma das melhores cidades para a prática de esportes, segundo pesquisa da Vigitel, do Ministério da Saúde. Isso porque grande parte das 70 praças de BV, possuem quadras e ‘academias abertas’, um verdadeiro estímulo para uma vida mais ativa e saudável. A capital conta ainda, com 47,8 km de ciclovia, favorecendo o ciclismo esportivo, de lazer e funcional, para aqueles que usam a bicicleta como meio de transporte.

Falando em praça e esporte, o destaque é para o Complexo Ayrton Senna. São diversos espaços de lazer, além de quadras para prática de várias modalidades esportivas, como vôlei de areia, futsal, futebol, tênis e pista de bicicross. O local conta ainda com quiosques que comercializam desde o tradicional açaí, a paçoca de carne e até sushi. Ou seja, um local diverso, ideal para aproveitar com a família.

Neste aniversário de 134 anos, Boa Vista não celebra apenas seu passado histórico e suas conquistas, mas também seu compromisso contínuo com o futuro. Com um planejamento urbano focado na qualidade de vida e bem-estar da população, a cidade se destaca como um exemplo de desenvolvimento sustentável e inclusivo. A capital continua a evoluir, oferecendo um ambiente acolhedor e promissor para todas as gerações.

Fonte: Da Redação

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x