A Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caerr) ativou nessa sexta-feira (15) o poço artesiano do bairro São Bento, na zona Oeste de Boa Vista.
A ativação ocorre após uma briga na Justiça contra a Roraima Energia que durou quase dois meses.
Conforme a Caer, a companhia energética se recusava a fazer uma ligação elétrica que permitiria o funcionamento dos motores do poço.
Poço artesiano
O poço está localizado ao lado da praça na avenida Brigadeiro, possui 120 metros de profundidade e vazão de 70m3/h.
O presidente da Caer, James Serrador, juntamente com a diretora do Sistema de Abastecimento de Água, Anabel Mota, e moradores acompanharam os trabalhos de energização do sistema.
Conforme a Caer, mais de 600 famílias sofriam com baixa pressão de rede de água e, muitas vezes, ficavam sem qualquer fornecimento.
Após a energização, técnicos do Núcleo de Controle de Qualidade (NCQ) da Caer realizaram o teste de qualidade na água, que passou em seguida pela cloração antes de ser definitivamente interligada à rede.
Conflito
O conflito entre as duas empresas iniciou em 25 de agosto. À época, a Caer definiu como “vergonhoso e imoral” o pedido para o fornecimento de eletricidade.
Em seguida, a Roraima Energia rebateu as declarações e lembrou que a Caer deve mais de R$ 354 milhões em contas de energia desde 2005.
Ainda em agosto, a Caer chegou a pedir na Justiça para que a empresa fizesse a ligação. A juíza Rafaelly Lamperte concedeu a liminar e determinou uma multa diária no valor de R$ 5 mil em caso de descumprimento.
Fonte: Da Redação