Dia Nacional do Controle da Asma: ação educativa incentiva tratamento de pacientes com a doença

Universidade realiza pesquisa para levantar dados e orientar população sobre o tema

Dia Nacional do Controle da Asma: ação educativa incentiva tratamento de pacientes com a doença
Foto: Reprodução

No Dia Nacional do Controle da Asma, comemorado em 21 de junho, o Laboratório de Avaliação e Intervenção Respiratória (LAIRE) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) ampliará a ação “Educação em Asma Empodera”, iniciada no Dia Mundial da Asma (7 de maio).

A campanha é realizada em formato remoto para assegurar alcance nacional. A iniciativa visa conscientizar a população sobre a importância do controle e manutenção da asma, uma condição crônica que afeta cerca de 300 milhões de pessoas no mundo. Dentre estas, 20 milhões são brasileiros. No país, uma pessoa morre a cada quatro horas devido à asma. Embora essa doença não tenha cura, é possível controlá-la de maneira eficaz e ter uma boa qualidade de vida

A ação destaca a educação como uma estratégia essencial para o manejo adequado da asma. Por meio dessa iniciativa, o LAIRE pretende provocar uma reflexão sobre a importância de controlar essa condição crônica a partir da disseminação de informações essenciais para facilitar o controle dos sintomas e reduzir riscos futuros como exacerbações, declínio da função pulmonar e eventos adversos dos medicamentos.

Os esforços científicos do LAIRE, apoiados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (NUTES), têm se concentrado em desenvolver novas ferramentas, para pacientes e profissionais, com o propósito de facilitar o controle da asma.

Com o propósito de disseminar educação em asma e empoderar a população, os pesquisadores do LAIRE, especializados no tema, elaboraram materiais educacionais, como e-book e folders educativos, além de um plano de ação para a asma que auxiliará no uso dos medicamentos prescritos, a reconhecer os sintomas e a identificar quando é necessário recorrer a um serviço de emergência.

A ação

Ao participar da ação educativa, o paciente responderá um questionário rápido (2 minutos) e muito simples. A partir das respostas obtidas, será possível avaliar os aspectos que estão relacionados ao controle dos sintomas de cada participante. Desta forma, a equipe do LAIRE fornecerá recomendações personalizadas em formato de relatório, com linguagem simples.

Ao responder o questionário, os participantes terão acesso a diversos materiais educativos, ilustrados e com linguagem simples, elaborados especialmente para esta campanha. O nível de controle alcançado é o principal aspecto relacionado à mortalidade por asma. Quando o controle da asma é considerado parcial, o risco de novas crises é duas vezes maior quando comparado à asma controlada, podendo ser seis vezes maior quando a asma não estiver controlada. No Brasil pouco mais de 50% dos pacientes alcançam o controle parcial e apenas 10% são capazes de manter a asma controlada. A baixa adesão ao tratamento é a principal razão para o controle insatisfatório da doença, além do uso incorreto dos dispositivos inalatórios.

“Realizar uma ação educativa com essa temática, no Dia Nacional do Controle da Asma, é uma excelente oportunidade para empoderar a população sobre as medidas necessárias para otimizar a adesão ao tratamento e facilitar o controle da asma. A educação em asma contribui incisivamente para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes e reduz as chances de complicações e mortalidade associadas à asma”, afirma a professora e doutora Karla Morganna.

Acreditamos que a educação em asma seja um elemento-chave para alcançar esse objetivo, e, por esta razão, continuamos com esta ação direcionada aos brasileiros que convivem com a asma. Para mais informações sobre a ação do LAIRE, visite o Instagram @laire_ufrn ou entre em contato através do WhatsApp (84) 99924-1048 (Juliana).

Sobre o LAIRE

O Laboratório de Avaliação e Intervenção Respiratória (LAIRE) tem se dedicado ao avanço da ciência em asma e educação popular em saúde respiratória. Com uma abordagem multidisciplinar e uma equipe de especialistas qualificados, o LAIRE está comprometido em melhorar a qualidade de vida daqueles afetados por doenças respiratórias agudas e crônicas.

Fonte: Da Redação

Veja também

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x