Cidades

Eleições 2024: e-Título pode ser usado como documento para votar

O primeiro turno das Eleições Municipais 2024 acontece em 6 de outubro. Nesse dia, os eleitores poderão escolher seus representantes na prefeitura e também na Câmara Municipal. Para votar, são diversos os documentos aceitos na seção eleitoral.

Para exercer o seu direito ao voto, o cidadão precisa comprovar a identidade por meio de um documento oficial com foto. Ou seja, não é obrigatória a apresentação do título de eleitor.

Entre os documentos aceitos estão: RG, carteira de motorista (CNH), certificado de reservista, carteira de trabalho, passaporte e carteira de categoria profissional reconhecida por lei.

Além disso, o eleitor também pode se identificar por meio do e-Título, que é uma versão digital do título de eleitor.

Mas atenção! para que o eleitor possa se identificar por meio do aplicativo da Justiça Eleitoral, o perfil no e-Título precisa ter uma foto do cidadão. E isso só é possível se a pessoa tiver feito o cadastramento biométrico. Desse modo, se a fotografia não aparecer no app, também é preciso levar um documento oficial com foto para a seção.

Como obter o e-Título

O e-Título permite ao cidadão um acesso rápido às informações como dados da zona eleitoral, situação cadastral, certidão de quitação eleitoral e da certidão de crimes eleitorais.

O aplicativo também pode ser usado para justificar a ausência no dia da eleição e após as eleições, contanto que o eleitor esteja fora do seu domicílio eleitoral ou possa comprovar a impossibilidade de votar.

O app pode ser baixado nas plataformas IOS ou Android.

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

Recent Posts

Eleição suplementar: votação em Roraima inicia às 8h e termina às 17h

Orientação é que os eleitores cheguem aos locais de votação com antecedência e verifiquem previamente…

27 minutos ago

TSE atualiza sistema e Arthur Henrique aparece com votos anulados sub judice

Mudança acontece após a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal manter a decisão do ministro…

15 horas ago

Sorteio define urnas que passarão por auditoria na Eleição Suplementar em Roraima

Medida garante que o voto digitado na urna seja exatamente o mesmo que o sistema…

17 horas ago

Uma tentativa de fraude é registrada a cada 5 segundos no Brasil, mostra pesquisa

Tentativa de fraude de identidade digital cresceu 36,6% no 1º trimestre deste ano, aponta Serasa…

17 horas ago