Em três anos, Cidade Satélite e João de Barro avançaram com obras de infraestrutura, saúde, educação e lazer

Estão em andamento obras da Prefeitura de Boa Vista como construção e ampliação de escolas e novas opções de lazer para a população

Em três anos, Cidade Satélite e João de Barro avançaram com obras de infraestrutura, saúde, educação e lazer
Foto: Jonathas Oliveira/Semuc/PMBV

Atualmente, Cidade Satélite é o bairro mais populoso da cidade de Boa Vista, concentrando cerca de 25 mil pessoas. Isso porque ele engloba moradores do Residencial Vila Jardim, além de mais quatro conjuntos habitacionais do programa Minha Casa Minha Vida e a área de interesse social João de Barro. Essa região da cidade tem recebido investimentos nos últimos três anos em diversas áreas: infraestrutura, saúde, educação, assim como na criação de novos espaços de lazer para a população.

Conforme o prefeito Arthur Henrique (MDB), a implantação de iluminação pública 100% LED na região é um exemplo fantástico de modernização e sustentabilidade. Durante sua gestão, diversas obras já foram entregues no Cidade Satélite e João de Barro. Mas ele afirma que o trabalho não para nenhum momento.

“Estamos com obras que continuam avançando tanto no Cidade Satélite como no João de Barro. Nossa meta é chegar ainda mais longe com as obras que estão em andamento em diversos setores. Fortalecendo ainda mais os serviços prestados para a nossa população”, disse o prefeito.

Obras de ampliação em escola municipal para oferecer novas vagas

Na área da educação, o Cidade Satélite é contemplado com a obra de ampliação da Escola Municipal Professora Glemíria Gonzaga Andrade, com 839,40 m². Ela foi anunciada no novo pacote de obras do município e os trabalhos entraram em execução em maio desse ano. A unidade terá 10 novas salas modernas e climatizadas, com a proposta de oferecer 600 novas vagas para alunos do Ensino Fundamental.

A gestora Uzielita Cardoso conta que, atualmente, a unidade se encontra com mais de 1.200 alunos matriculados e que a ampliação da escola chega em boa hora. “Temos na região crianças que moram, por exemplo, no Cidade Satélite, Vila Jardim e João de Barro, mas que infelizmente tiveram que estudar em outros bairros, pelo fato da nossa escola não ter mais vagas. Por isso, essa ampliação vem para sanar essas dificuldades que muitos pais enfrentam para colocar seus filhos estudando mais próximos de suas casas”, disse.

Construção de UBS no Vila Jardim

Já na área da saúde, a prefeitura está construindo no residencial Vila Jardim uma Unidade Básica de Saúde (Porte IV) com 623,46 m². A unidade terá 26 salas e disponibilizará de 4 equipes de Saúde da Família, compostas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde (ACS), além da parte administrativa.

Serão oferecidos diversos serviços, incluindo consultas médicas, atendimento de enfermagem, acompanhamento de pré-natal, vacinação, testes rápidos, farmácia e atendimento odontológico, entre outros.

Ecoponto

O Cidade Satélite também recebeu um Ecoponto que em breve será entregue para a população. Ele servirá como local de entrega voluntária de pequenas quantidades de resíduos específicos. Serão aceitos itens que não são mais utilizados pela população, mas podem ter outras finalidades. Como, por exemplo: resíduos de construção civil, galhadas, móveis antigos, entre outros materiais volumosos.

Na área de infraestrutura, está previsto para o bairro receber, ainda este ano, serviços para implantação de 632 m de asfalto e mais 1.072 m de urbanização em trechos de vias.  Serviços estes contemplados em processo já vigente no novo pacote de obras lançado pela Prefeitura recentemente.

Área de interesse social no João de Barro

Com o novo pacote de obras, a área de interesse social João de Barro também está sendo contemplada com obras de construção de uma praça esportiva com 11 mil m2Os trabalhos já estão em execução e a proposta é oferecer um espaço de lazer para os cidadãos que moram nessa região.

Ela contemplará áreas de playground infantil para primeira infância, área de piquenique, implantação de equipamentos de ginástica e academia, quadras de areia para futebol, vôlei e poliesportiva. Além de espaços para bicicletários, lanchonetes, banheiro Família, estacionamento, paisagismo integrado e acessibilidade.

Outra novidade anunciada nas redes sociais do prefeito Arthur Henrique, é o projeto aprovado pela Caixa Econômica Federal por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal. É a construção da primeira escola fundamental do município em período integral, que será implantada nessa região.

“Muitos moradores do João de Barro estavam nos pedindo uma escola. E recebemos a notícia que o projeto para a construção de uma unidade escolar foi aprovado pelo PAC. Agora, ele entra em processo de licitação para a empresa contratada iniciar as obras. A unidade ficará ao lado da praça que está sendo construída. Ela terá 13 salas de aula, biblioteca, além de quadra poliesportiva coberta, com a proposta de fortalecer a prática de esportes”, ressaltou o prefeito.

Mudança

O pastor Carlos de Sousa, 60, mora desde 2012 nessa área de interesse social. Ele relembra quando as ruas ainda eram cheiras de mato, lama e praticamente intrafegável para pedestres e motoristas. Mas afirma que a realidade do local agora é outra.

“Antes não tinha nem se quer ruas no João de Barro. Aos poucos ele foi crescendo e hoje está totalmente diferente. Temos uma ótima infraestrutura com ruas asfaltadas e até sinalizadas. Vejo o trabalho da prefeitura com excelência, pois as máquinas continuam com obras por onde eu passo. Vai ficar ainda melhor com a chegada de escola e praça”, frisou o pastor.

Confira obras já executadas no Cidade Satélite na atual gestão desde 2021:

Infraestrutura

  • Asfalto: 11.094 m           
  • Recapeamento: 120m   
  • Drenagem: 7.911 m       
  • Urbanização: 24.022 m
  • Meio-Fio: 22.632 m

Construção Civil já entregues   

  • Entrega de 02 novas unidades no Núcleo de Creches Cidade Satélite II
  • Reforma e ampliação da Escola Municipal Pró-Infância Vila Jardim

Obras no João de Barro já executadas desde 2021:

  • Pavimentação: 8.001,30m
  • Drenagem: 4.402,59m
  • Urbanização: 8.015,89m

Serviços Públicos

  • Iluminação 100% LED no Cidade Satélite e João de Barro

Fonte: Da Redação

0
Would love your thoughts, please comment.x