Cidades

Enem 2021: psicóloga dá dicas para aliviar a ansiedade pré-prova

Nos próximos domingos, dias 21 e 28, mais de três milhões de inscritos farão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Maior vestibular do país, o momento pode deixar muitos estudantes ansiosos e com receio de não conseguirem uma boa pontuação. Ou mesmo de não ingressarem no curso e na faculdade que tanto desejam. Essa ansiedade pode ser extremamente prejudicial.

A psicóloga e coordenadora do curso de Psicologia da Faculdade Anhanguera, Elaine Cristina Coelho de Campos, destaca que a ansiedade interfere diretamente no desempenho do aluno na prova.

“É natural se sentir assim ou um pouco nervoso. Isso é normal do ser humano em momentos importantes da vida, porém é necessário contornar esse sentimento, pois com a ansiedade instalada no organismo do estudante, seu foco na hora de realizar a avaliação pode ser severamente prejudicado”, avalia a psicóloga.

A profissional indica ainda que em momentos de crises é importante duvidar dos pensamentos que podem surgir por conta da ocasião. “Geralmente quando estamos em crises assim surgem ideias pessimistas e catastróficas, o ideal é não alimentarmos esses pensamentos e sempre duvidar deles. Esse é um dos passos mais importantes para contornar a ansiedade e dessa forma conseguir realizar a avaliação”, aconselha a psicóloga.

Desse modo, em relação aos estudos de preparação do Enem, a psicóloga recomenda separar um período para o descanso da mente, respeitando o período estipulado para os estudos sem sobrecarregar a mente, passo fundamental para controle da ansiedade.

“Estipular períodos de estudo é respeitar a sua saúde mental e isso é fundamental para evitar crises de ansiedade .E, assim, conseguir manter a calma em momentos de pressão como a hora de executar uma prova tão importante como o Enem ou um vestibular”, comenta.

Para auxiliar os estudantes a aliviar a tensão e ansiedade a professora elencou alguns pontos:

– prepare-se bem para a prova: é fundamental uma preparação antecipada, estudar em um longo período, pois quanto mais bem preparado você estiver, menos ansioso se sentirá;

– pratique exercícios físicos: o exercício é fundamental para aliviar a tensão e a mente, opte por praticar suas atividades após o período de estudo;

– descanse bem antes da avaliação: tenha uma boa noite de sono na noite anterior à prova. Dormir bem é o remédio para combater a ansiedade. Quando dormimos melhor a quantidade indicada por especialistas, acordamos com a mente e corpo descansados e prontos para os próximos desafios.

– antecipe sua chegada ao local da prova: não deixe para chegar nos minutos finais, antecipe em até uma hora a sua chegada ao local de prova, isso ajudará a reduzir a ansiedade;

– faça exercícios de respiração: sente em posição ereta no chão ou em uma cadeira, puxe o ar pelo nariz, de forma lenta e profunda. Na hora de soltar, faça um biquinho com a boca. Isso diminui o atrito do dente e da língua para a saída do ar e faz com que a respiração seja mais harmônica. Isso auxilia na normalização dos batimentos cardíacos e redução da ansiedade.

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

Rosi Martins

Recent Posts

Mirante Edileusa Lóz em Boa Vista, tem novo horário para visitação

Reserva dos bilhetes segue pela internet. Selvinha Amazônica também passa a funcionar de quarta-feira a…

36 minutos ago

Ministra Sônia Guajajara inaugura primeira etapa da reforma da Casai Yanomami, em Roraima

Obras são ações do Governo Federal para trazer dignidade aos povos originários. Nesta primeira etapa,…

2 horas ago

Governador demite presidente do Detran-RR

Álvaro Duarte estava no cargo desde 2022. Decreto de exoneração foi publicado no Diário Oficial…

3 horas ago

Greenpeace inclui senador Hiran Gonçalves como político que ajuda a aumentar a crise climática no Brasil

ONG fez uma publicação com uma lista de seis políticos, apontados como supostos responsáveis pelo…

3 horas ago

Prazo para convocação da lista de espera do Fies termina na sexta

Mais de 67 mil vagas são oferecidas neste semestre, segundo o MEC

4 horas ago

Pontes de madeira quebradas dificultam passagem de moradores da vicinal 3, no Cantá

Devido ao problema, que dura há vários meses, a própria população precisou fazer um desvio…

5 horas ago