Cidades

Familiares realizam manifestação para reivindicar melhorias para detentos da Pamc, em Boa Vista

Familiares de presos realizam na manhã desta segunda-feira (29) uma manifestação em frente à Penitenciaria Agrícola de Monte Cristo (Pamc).

Eles pedem mais tempo e contato físico com os detentos durante as visitas. Solicitam ainda a visita íntima, durabilidade de duas horas de banho de sol, colchões, bem como ventiladores adequados.

Outra pauta dos familiares é o direito ao acesso a TV, rádio e jogos educacionais visando proporcionar atividades de lazer e entretenimento que auxiliem na ressocialização.

De acordo com Raul Do Vale, advogado dos familiares, a manifestação ocorre para que a população saibam o que está ocorrendo dentro da Pamc.

“A manifestação tem o objetivo de externar essas pautas para o público que haja a melhoria de vida dos internos na penitenciária. Entre as várias reivindicações estão as constantes agressões físicas e verbais sofridas pelos reeducandos, a falta de atendimento médico, da triagem, acompanhamento com psicológico e dentista”, disse.

De acordo com a esposa de um dos detentos, que não quis se identificar, o homem entrou na unidade em janeiro de 2022. Na época ele pesava 130 kg, atualmente ele está pesando 72 kg.

“É feita solicitação para ele passar pelo médico e ele não passa. Mesmo sendo particular, com a família pagando aqui fora, a unidade não aceita a solicitação. Eles alegam que não tem efetivo suficiente”, destacou a mulher.

Barreira para impedir a passagem dos familiares

Barreiras realizadas na Pamc – Foto: Ian Vitor Freitas/Roraima em Tempo

No domingo (28), os advogados dos manifestantes entraram em contato com a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) para avisar sobre a manifestação. No documento, ressaltaram que estavam “comprometidos em cooperar com as autoridades para garantir que a manifestação transcorra de maneira tranquila e sem incidentes”.

Mesmo com o ofício, o Governo do Estado não permitiu que os familiares ficassem em frente a Pamc. Desse modo, determinou a montagem de duas barreiras para impedir o acesso ao local.

“Os policiais informaram que por questões de segurança realizaram a barreira. Contudo, o objetivo da manifestação é que ela seja pacífica. Então, em nenhum momento iria ocorrer violência”, comentou o advogado sobre as barreiras.

Impedidos de acessar as proximidades da Pamc, os familiares fizeram a manifestação na entrada do loteamento Said Salomão, que fica próximo à penitenciária.

Outro caso

O Roraima em tempo mostrou no dia 20 de março deste ano, a situação de uma preso que teve a perna direita amputada após uma infecção.

Conforme documentos , o homem deu entrada na Pamc no dia 30 de dezembro de 2023 já com um ferimento na coxa, depois de levar uma facada.

No dia seguinte (31 de dezembro), o enfermeiro de plantão solicitou a remoção do reeducando para o Pronto Socorro. Contudo, no outro dia, o preso ainda estava na Pamc.

Um policial que acompanhou o caso relata que o Estado só levou o preso para o hospital no dia 1º de janeiro. Por conta da negligência, o quadro de saúde se agravou e a equipe médica precisou amputar a perna do detento.

Citada

Por meio de nota, a Sejuc informou que reconhece o direito das manifestações dos familiares e está empenhada em continuar mantendo um diálogo aberto e transparente com eles.

Destacou também que a Lei de Execução Penal prevê somente a realização de visita social entre parentes e detentos. Por fim, ressaltou que não recebeu, até o momento, nenhuma pauta e nem foi procurada pelos representantes da manifestação.

Fonte: Da Redação

Rosi Martins

Recent Posts

STF derruba lei estadual que restringe participação de mulheres em concursos da PM em Roraima

Decisão, tomada no dia 10 de maio, foi unânime. Relator da ação, ministro Alexandre de…

1 hora ago

Eletricista condenado por estuprar crianças de 8 e 10 anos é preso em RR

Crime aconteceu em 2008, em uma chácara na região do Cantá

2 horas ago

Campanha para intensificar vacinação contra a Febre Amarela inicia nesta sexta-feira em Boa Vista

Ação prevê atualização da carteira de vacinação dos munícipes, visto que a capital registra uma…

2 horas ago

Sine: confira as vagas de emprego para Roraima nesta quinta-feira

Há cargos para candidatos com ou sem experiência registrada na carteira e exclusivas para Pessoas…

2 horas ago

Em Roraima, Sicredi aumenta em mais de 130% apoio econômico a associados e atinge saldo de R$ 141,6 milhões em 2023

Instituição financeira cooperativa mantém evolução e alcança R$ 324,5 bilhões em ativos totais e mais…

15 horas ago

Alunos denunciam ameaça e abuso de poder em Escola Estadual Militarizada Profª Maria de Lourdes Neves, em Boa Vista

Conforme relato, problema é recorrente e em uma das situações, alunos tiveram que entregar os…

15 horas ago