Cidades

Governo diz que fumaça da Guiana e Venezuela se concentra sobre Roraima e população se revolta

O Governo do Estado afirmou na manhã desta terça-feira (26) que a fumaça da Guiana e da Venezuela se concentra em Roraima.

A publicação nas redes institucionais do Estado causou revolta na população. Em apenas 20 minutos, já tinha mais de 120 comentários de pessoas fazendo críticas à gestão.

“E o monte de queimadas que tem aqui em Roraima? Proibiram até os bombeiros tirar foto das queimadas”, questionou uma seguidora.

Outros seguidores disseram que o Governo estava jogando a culpa no vizinho, enquanto um outro disse para o Estado não fugir da responsabilidade. Algumas pessoas também criticaram a gestão do Governo em relação às queimadas.

Após a enxurrada de comentários, os administradores desativaram a função de comentários e eles ficaram inacessíveis para a população fazer novos e ler os anteriores.

Roraima registrou quase 4 mil focos de fogo em 3 meses

Conforme o Boletim Hidrometeorológico do próprio Governo, somente nos três primeiros meses de 2024, Roraima registrou quase 4 mil focos de incêndio.

Por outro lado, no mesmo período de 2023, o registro foi de 997 focos. O documento, divulgado na manhã de hoje, revela que o aumento percentual foi de 86,4% em janeiro; 1.124,1% em fevereiro; e 160,2% em março.

Confira:

Críticas

O Governo do Estado vem sendo duramente criticado pela população roraimense devido as poucas ações para combater a forte estiagem no estado, alertada pelos órgãos de meteorologia desde o ano passado.

Neste domingo (24), o Corpo de Bombeiros orientou a população a fechar as portas e janelas e utilizar centrais de ar em velocidade baixa. A publicação nas redes sociais gerou revolta e inúmeros comentários cobrando medidas mais efetivas.

Um deles, por exemplo, perguntou qual o plano estratégico para atuação do Governo Estadual, haja visto que a União já enviou R$ 7 milhões para o combate aos incêndios em Roraima. Já uma mulher disse que não tem central em casa e ainda tem uma criança. Então perguntou o que fazer e o que está sendo feito para combater as queimadas.

Além disso, na manhã de hoje (26), o Governo de Roraima divulgou em suas redes sociais que apenas 364 bombeiros atuam no combate ao fogo no estado. Em contrapartida, entre janeiro e março deste ano, o estado já registrou 3.975 focos de incêndio.

Vale destacar ainda que o governador Antonio Denarium (Progressistas) convocou apenas 167 brigadistas dos 240 aprovados no seletivo da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Femarh).

O número de bombeiros informado na publicação do Governo do Estado chamou a atenção de internautas. Um deles chegou a indagar “Só 364 bombeiros?” e outros provocaram “está na hora de fazer um novo concurso”. Após inúmeros comentários negativos, a assessoria desativou a função.

Fonte: Da Redação

Rosi Martins

Recent Posts

Carro com produtos de descaminho é apreendido em Boa Vista

Motorista foi apresentado na Delegacia da Receita Federal, juntamente com o veículo e o material…

27 minutos ago

Operação da Polícia Civil investiga guarda municipal por tentativa de homicídio contra cinco venezuelanos em Boa Vista

Crime aconteceu no dia 9 de março deste ano no bairro Tancredo Neves

49 minutos ago

Babá, cozinheiro e frentista: veja as oportunidades de emprego no Sine-RR

Atendimentos acontecem no Centro de Atendimento ao Cidadão (Ceac), na rua Pavão, nº 206, bairro…

4 horas ago

Dois homens são presos em flagrante por desviar mais de 200kg de merenda escolar da rede pública estadual em Boa Vista

Foram apreendidas cerca de oito caixas de frango e cinco de carne bovina

4 horas ago

Vacina contra a gripe está disponível nas Unidades Básicas de Saúde de Boa Vista

População a partir dos seis meses de idade pode ter acesso ao imunizante. Vacinação é…

17 horas ago

Exonerações de Régys Freitas e Dilma Costa são publicadas no Diário Oficial

Governador exonerou o agora ex-controlador após determinação da Justiça. Já na sexta-feira, 4 de abril,…

17 horas ago