
O Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (IFRR) iniciou o projeto de extensão Educação para a Paz, aprovado pelo Programa Institucional de Bolsa Acadêmica de Extensão (Pbaex). A iniciativa oferece apoio e capacitação para pais, cuidadores, educadores e estudantes, com o objetivo de fortalecer vínculos e incentivar uma cultura de não violência.
Parentalidade consciente e ações práticas
O projeto incentiva a parentalidade consciente, abordagem que substitui práticas punitivas por métodos baseados em respeito, diálogo e desenvolvimento emocional. Para isso, realiza palestras, oficinas práticas, workshops, rodas de conversa e grupos de orientação parental.
Além das ações presenciais, a equipe disponibiliza materiais informativos, como:
• E-book “Quando eu me vejo, eu vejo o outro”, voltado para pais, filhos e educadores;
• Cartilhas educativas;
• Conteúdos nas redes sociais: @Educacao_paz
As atividades ocorrem de forma presencial ou online, conforme solicitação dos campi interessados e viabilidade logística.
Benefícios para famílias, estudantes e escolas
Com essa iniciativa, o IFRR busca melhorar o relacionamento entre família e escola, prevenir conflitos e desenvolver habilidades socioemocionais fundamentais. Assim, as ações seguem princípios do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e da Lei 14.826/2024, que estimula a educação não violenta no Brasil.
Além disso, a coordenadora do projeto, Alizane Ramalho, reforça que a transformação começa dentro de casa:
“Nosso objetivo é oferecer ferramentas que ajudem pais e educadores a educar com acolhimento, empatia e firmeza. É um investimento no presente e no futuro das nossas crianças e adolescentes.”
Palestra de lançamento e programação
No dia 23 de junho, o projeto estreou com a palestra online “Como a educação para a paz pode impactar a sua vida?”, ministrada pela professora Alexandra Marçulo. Como resultado, a atividade destacou o papel da parentalidade positiva no ambiente familiar e social, com o lema “Semeando a parentalidade consciente para um futuro mais humano e compassivo!”
Projeto do IFRR segue até julho
A programação segue até o dia 23 de julho, com a atuação de uma equipe multidisciplinar formada por psicólogas, técnicas administrativas bem como estudantes bolsistas e voluntários.
As ações contemplam:
• Comunidade interna (alunos e servidores do CBV);
• Famílias dos estudantes;
• Demais campi do IFRR.
Como participar do projeto do IFRR
Por fim, os em participar das atividades ou solicitar a realização de ações em seus campi podem enviar e-mail para: [email protected]
Fonte: Da Redação