Cidades

Indígenas Yanomami recebem doações de redes com mosqueteiros em Roraima

Os indígenas Yanomami receberam doações de redes com mosqueteiros em Roraima. Quem realizou a doação foi a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (Adra).

Conforme a Adra, a entrega ocorreu no último dia 3 para a Funai e associação Yanomami Hutukura. Assim, parte dos itens serão destinados à Casa de Saúde Indígena (Casai), um hospital que atende o povo Yanomami. A agência adventista também disponibilizou duas nutricionistas para atuar na Casa de Saúde Indígena (Casai).

‘Na hora certa’

Do mesmo modo, a representante da FUNAI, Germando da Silva, participou do momento da entrega das doações. Ele, que também coordena a Frente de Proteção Yanomami, explicou que a entidade atua como mediador do povo indígena. Além disso, para Silva, a parceria com a Adra é um passo muito importante.

“O auxílio veio na hora certa. Tanto os indígenas, que vêm para a cidade e são acolhidos na CASAI, precisam desse apoio e dessas redes e mosquiteiros, quanto o território, que é justamente onde está o maior índice de malária”, afirma o líder.

Crise humanitária

Além disso, o coordenador disse que os Yanomamis estão sofrendo uma crise humanitária. A razão é a devastação por conta do garimpo. Além da questão da mudança climática, que agravou a situação, entre outras razões.

“A principio, as primeiras pessoas que vão receber as doações são os pacientes da Casai. Teremos todo o apoio logístico da FAB, que fará a entrega juntamente com cestas básicas dentro do território.”

Assim, o representante da associação Yanomami Hutukura, Ênio Yanomami, explicou que ajuda da Agência Adventista é importante, ela então vai amenizar a atual crise que os indígenas enfrentam.

“O povo Yanomami precisa de ajuda, principalmente de redes e mosquiteiros, pois ajuda a evitar a proliferação da malária. Em nome da população indígena agradeço à ADRA. Essa doação para a CASAI também é importante, os pacientes necessitam”, agradeceu Ênio.

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

IFRR oferta 50 vagas para curso de salgadeiro para mulheres em Bonfim

Inscrições ocorrem na sede do campus do município, nos dias 5 e 6 de novembro

2 horas ago

Impeachment do governador: deputados estabelecem prazo para que Denarium apresente defesa contra denúncias de improbidade

Governador tem agora, seis sessões ordinárias para apresentar sua defesa. Denúncias contra Denarium foram protocoladas…

2 horas ago

MPRR denuncia autônomo por tentar estuprar menino de 9 anos em Mucajaí

Crime aconteceu em setembro após o homem realizar visita política e apresentar um candidato a…

3 horas ago

Projeto Crescer oferta oportunidades de crescimento profissional a jovens em Boa Vista

Participantes têm acesso a oficinas que estimulam o empreendedorismo

5 horas ago

Pé-de-Meia: mais de 6 mil estudantes de Roraima ainda precisam de autorização dos responsáveis para liberar contas e receber benefício

De acordo com a Secretaria de Educação Estadual, no mês de outubro, o valor pago…

6 horas ago

Secretarias municipais de Boa Vista recebem ‘Feirinha do Servidor’ com mais de 50 expositores

Evento oferece uma ampla variedade de segmentos, incluindo gastronomia, vestuário adulto e infantil, marketing, artesanato,…

6 horas ago