‘Irriga BV’: produtores rurais têm até o dia 20 para se inscrever no projeto da Prefeitura

Projeto contempla pequenos agricultores de Boa Vista com kits de irrigação fotovoltaica; interessados devem procurar a Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (SMAAI)

‘Irriga BV’: produtores rurais têm até o dia 20 para se inscrever no projeto da Prefeitura
Foto: Divulgação PMBV

O período de inscrições do Irriga BV, iniciou nesta segunda-feira (5). O projeto que contempla pequenos agricultores de Boa Vista com kits de irrigação fotovoltaica. Interessados devem procurar a Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (SMAAI) de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, até o dia 20 de março.

Abastecido por energia solar, o sistema permite ao agricultor produzir no período da estiagem de forma sustentável e lucrativa. “É um projeto que tem grande impacto positivo na vida do produtor rural, dando condições para que essas famílias possam produzir durante todo o ano de maneira sustentável, sem gastos com combustível e energia. Vamos entregar 97 kits”, explicou o secretário da SMAAI, Guilherme Adjuto.

Oportunidade

Assim, a produtora rural Jucineide da Silva, que integra uma cooperativa de mulheres agricultoras na região do Truaru, revelou o desejo de ter o sistema. Para ela, uma oportunidade de impulsionar a produção. “Por lá, plantamos feijão, milho, maxixe e melancia e, infelizmente sem chuva, não conseguimos produzir nada. Todo verão é assim”, disse.

Logo, o o mesmo caso do produtor rural Adir Pereira, também do Truaru. Membro de uma cooperativa com cerca de 55 agricultores, ele destaca que o sistema representa incentivo aos trabalhadores do campo. “Vai otimizar nossa produção. Agora, por exemplo, estamos somente com 1 hectare de batata, mas a água não está dando conta”, contou.

Etapas

 Assim, a homologação do resultado com a lista dos produtores contemplados está prevista para o dia 16 de abril. Todos os kits de irrigação fotovoltaica devem ser instalados até o dia 16 de outubro.

Mais informações, estão no edital de inscrições do Irriga BV, no Diário Oficial do Município do dia 22 de fevereiro. Acesse o link. (página 10 a 18).

Irriga BV

 Lançado em 2022, durante a Agro BV, o projeto representa uma verdadeira revolução na agricultura familiar. Até então, houve a entrega de 35 kits de irrigação fotovoltaica. Como resultado, houve a entrega para 5 comunidades indígenas e 30 para os agricultores participantes do Plano Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio (PMDA).

Por fim, o sistema é composto por: bomba d’água, 6 placas fotovoltaicas com capacidade para 12 mil L/hora; 2.400 metros de fita gotejadora; tubulação subterrânea de 75mm; tubulação externa de 50mm, registros de linha, filtro e manômetro.

Fonte: Da Redação

Veja também

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x