
A Prefeitura de Boa Vista abriu nesta quinta-feira, 3, edital para a seleção de pareceristas que irão atuar na avaliação dos projetos culturais inscritos nos editais da Lei Aldir Blanc. As inscrições vão até o dia 10, exclusivamente pelo site da Fetec. Clique aqui.
Projetos pela Prefeitura
Os selecionados terão a responsabilidade de analisar e emitir pareceres técnicos sobre a qualidade, viabilidade e adequação dos projetos culturais às diretrizes do edital. De acordo com a Prefeitura, a iniciativa garante a transparência e a correta aplicação dos recursos públicos. Como resultado, assegura que as propostas selecionadas sejam consistentes e estejam alinhadas aos objetivos da Lei Aldir Blanc.
O que é a Lei Aldir Blanc?
Sancionada em 2020 pelo governo federal, a Lei Aldir Blanc tem o objetivo de amparar o setor cultural no Brasil, fortemente impactado pela pandemia de Covid-19. Dessa forma, estabelece um auxílio financeiro para artistas, técnicos e espaços culturais em situação de vulnerabilidade, além de promover editais de fomento a projetos culturais, garantindo a continuidade das produções artísticas em um momento de crise. A lei representa um importante mecanismo de suporte ao setor cultural, promovendo a valorização e preservação da diversidade cultural brasileira.
Os editais
No último dia 30 de junho, a A Prefeitura de Boa Vista reafirma o compromisso com a valorização da arte, da cultura e dos fazedores culturais. Por isso, anunciou a abertura de três editais por meio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB).
De acordo com a Prefeitura, o investimento total é superior a R$ 3,58 milhões. As inscrições acontecem entre os dias 1º e 30 de julho pela internet. Clique aqui.
Fonte: Da Redação