Cidades

Governo aprova documento do novo ensino médio em Roraima

O Governo de Roraima aprovou o documento curricular do novo ensino médio. A aprovação está publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) de quinta-feira (29).

A princípio, Roraima planejava o novo formato para o ano passado. Agora, só para o ano que vem. A mudança ocorre em meio à pandemia do coronavírus, que suspendeu as aulas presenciais em todo o estado.

O documento norteia as mudanças do novo ensino médio, sancionado em 2017 pelo ex-presidente Michel Temer (MDB) através da Lei nº 13.415/2017, que alterou as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 

No entanto, o cronograma de implementação do novo modelo só foi lançado no último dia 14 de julho, pelo Ministério da Educação (MEC). Roraima está entre os 12 estados que já possuem o Referencial Curricular, exigido no cronograma do MEC.

A próxima etapa é colocar em prática as diretrizes do documento nos próximos dois anos em todos os municípios de Roraima. A medida é válida para escolas públicas e privadas de todo o país.

“O referido documento reconhece os direitos e determina os objetivos de aprendizagem dos estudantes, na etapa do Ensino Médio, que deve orientar as redes e instituições de ensino, do Sistema Estadual de Roraima, abrangendo, inclusive, os municípios que ainda não instituíram seus sistemas próprios de ensino ou desejarem aderir ao DCRREM [Documento Curricular de Roraima do Ensino Médio]”, cita.

Conforme o cronograma do MEC, em 2022 as novas estratégias de ensino devem ser implementadas em 2022, no primeiro ano do ensino médio, até atingir todas as séries progressivamente. A alteração também vai atingir os conteúdos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Mudanças

Uma das principais mudanças com o novo ensino médio é a ampliação da carga horária, antes da implementação a carga era de 2,4 mil horas. Agora, será de 3 mil horas nos três anos.

Além disso, também altera o formato do currículo de disciplinas. Das 3 mil horas curriculares, 1,8 mil serão destinadas aos conteúdos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A BNCC é formada pelas áreas de conhecimento de Linguagens e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias, Ciências da Natureza e suas tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

Já nas horas restantes, os alunos poderão escolher em qual área querem aprofundar os conhecimentos durante o ensino médio, a partir dos cinco itinerários formativos ou pela formação técnica e profissional.

De acordo o MEC, a oferta das áreas de ensino podem variar conforme o contexto de cada escola e região.

Por Redação

Samantha Rufino

Recent Posts

Inscrições na residência em Medicina Veterinária seguem até 2 de fevereiro

Vagas são distribuídas nos seis programas de residência

13 horas ago

Empretec abre inscrições em Boa Vista para nova turma de desenvolvimento empreendedor

Seminário é voltado para quem deseja empreender, já possui negócio ou busca melhorar a gestão

14 horas ago

É falso que beneficiários do Bolsa Família serão impedidos de sacar em dinheiro

Serviço de checagem Senado Verifica alerta para boato sobre mudanças no programa Bolsa Família

15 horas ago

Casos de síndrome respiratória grave estão em queda em quase todo país

Segundo Fiocruz, Região Norte ainda tem aumento de casos de influenza

16 horas ago

Prefeitura de Bonfim rescinde contrato milionário com construtora após investigação do TCE-RR

Contrato foi firmado com a empresa Prosolo no valor de R$ 16,4 milhões para serviços…

17 horas ago

Prefeitura entrega escola no bairro Araceli, com oferta de 840 novas vagas

Nova fase da educação municipal inclui mais unidades de ensino, mais vagas e transporte modernizado

17 horas ago