Cidades

Prefeito Arthur Henrique concede maquinário e implementos agrícolas a produtores rurais do Novo Passarão

Como forma de apoiar agricultores do Novo Passarão, o prefeito Arthur Henrique assinou na manhã deste sábado (16), um termo de cautela que concede maquinário e implementos para produtores que integram a Associação dos Trabalhadores Rurais e Agricultores do Passarão (ATRAP).

Eles receberam um trator, uma grade niveladora e uma encanteiradeira. Os equipamentos auxiliarão na ampliação da assistência técnica e contribuirão para o aumento na quantidade de operações agrícolas e de agricultores atendidos.

“Não tenho dúvidas que esses equipamentos serão muito bem cuidados e aproveitados por esses produtores que, com muita dedicação e compromisso, levam alimento de qualidade para a mesa das nossas famílias boa-vistenses. Queremos fortalecer ainda mais esse trabalho aqui na região, melhorando a trafegabilidade das vicinais e investindo em kits de irrigação fotovoltaica por meio do PMDA. Acreditamos no potencial da agricultura familiar em gerar desenvolvimento e transformar vidas”.

O trabalho é desenvolvido pela prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (SMAAI), com associações, cooperativas e grupos de agricultores organizados para que o maquinário possa ser cautelado. A chegada e a entrega dos novos equipamentos foi possível por meio de convênios federais


Mais autonomia e capacidade de produção

Conforme o presidente da ATRAP, Antonio Lourenço, a chegada dos equipamentos deve contribuir de maneira significativa para o trabalho desenvolvido na região. No local, se produz milho, feijão verde, macaxeira, maxixe, quiabo, assim como outras culturas.

“Estamos muito felizes com a entrega. Esses equipamentos já eram uma demanda antiga e ajudarão muito no trabalho que fazemos aqui, nos permitindo ampliar a nossa produção individual e coletiva, principalmente de milho”.

A cautela permite aos próprios agricultores mais autonomia, ficando sob responsabilidade deles a organização dos atendimentos, planejamento de cronogramas, bem como o cuidado com a manutenção das máquinas para que fiquem disponíveis para o trabalho no decorrer de todo o ano.

Outros investimentos

Em 2023, foram investidos mais de R$ 3 milhões na construção do novo galpão do Centro de Difusão Tecnológica (CDT). E na aquisição de insumos agrícolas como calcário, fertilizantes e defensivos agrícolas. Investimentos feitos com recursos próprios do município.

A prefeitura também está investindo no reforço das equipes de campo que contribuirão para a ampliação do atendimento aos agricultores. Os novos servidores atuarão conforme as demandas de campo da SMAAI. São, ao todo, 15 pessoas entre operador de tratores, motoristas e técnicos agropecuários.

Fonte: Da Redação

Lara Muniz

Recent Posts

Maio Amarelo: Blitz Educativa leva mensagem por um trânsito mais seguro aos condutores de veículos em Boa Vista

Ação ocorreu nesta quinta-feira (16), no Centro Cívico de Boa Vista

32 minutos ago

Por falta de solução da Caer, moradores do bairro Alvorada tentam desentupir rede de esgotamento por conta própria

Entupimento causa mau cheiro, que acaba atraindo moscas e tapurus às casas

2 horas ago

Mirante Edileusa Lóz em Boa Vista, tem novo horário para visitação

Reserva dos bilhetes segue pela internet. Selvinha Amazônica também passa a funcionar de quarta-feira a…

3 horas ago

Ministra Sônia Guajajara inaugura primeira etapa da reforma da Casai Yanomami, em Roraima

Obras são ações do Governo Federal para trazer dignidade aos povos originários. Nesta primeira etapa,…

4 horas ago

Governador demite presidente do Detran-RR

Álvaro Duarte estava no cargo desde 2022. Decreto de exoneração foi publicado no Diário Oficial…

5 horas ago

Greenpeace inclui senador Hiran Gonçalves como político que ajuda a aumentar a crise climática no Brasil

ONG fez uma publicação com uma lista de seis políticos, apontados como supostos responsáveis pelo…

5 horas ago