Prefeito Arthur Henrique vistoria alguns bairros após forte chuva em Boa Vista

Equipes da Defesa Civil e da Patrulha da Chuva mobilizaram-se nas ruas da capital intensificando serviços de limpeza e desobstrução da rede de drenagem. Bairro Olímpico registrou quase 100 mm de chuva

Prefeito Arthur Henrique vistoria alguns bairros após forte chuva em Boa Vista
Prefeito Arthur Henrique conversa com moradores – Foto: Divulgação/PMBV

Pluviômetros instalados em Boa Vista registraram grande volume de chuva na madrugada desta segunda-feira (24). Bairros da zona Oeste da cidade chegaram a receber 100 milímetros de precipitações, sendo que o normal é atingir a marca de 35 milímetros. O rio Branco atingiu a marca de 6,37 metros, ou seja, dois metros acima da média histórica para esse período.

Equipes da Defesa Civil e da Patrulha da Chuva mobilizaram-se nas ruas de Boa Vista, intensificando assim serviços de limpeza e desobstrução da rede de drenagem.

Por outro lado, o prefeito Arthur Henrique (MDB) visitou pontos da cidade e conversou com moradores sobre a situação, que é atípica e requer atenção.

“O rio Branco hoje está a dois metros acima da média histórica, o que faz com que os igarapés tenham os níveis de água elevados. Todo o sistema de drenagem da cidade escoa para os igarapés. Então, quanto mais cheio o rio fica, mais cheios estarão os igarapés e todo o sistema de drenagem passa a funcionar de forma mais lenta. Apesar de termos resolvido diversos pontos de alagamentos críticos pela cidade,  identificamos algumas casas que foram invadidas pela água, por conta do grande volume de chuva”, explicou.

“Quando são situações mais simples, a própria Prefeitura consegue trazer soluções imediatas com a Patrulha da Chuva. Quando são locais mais complexos, precisamos de recursos federais para a realização de obras de drenagem, que são mais complexas. Estamos acompanhando tudo de perto e vamos acionar a bancada federal para trazermos soluções definitivas para esses locais”, complementou o prefeito Arthur.

Rede de drenagem

A rede de drenagem de Boa Vista é um sistema projetado para coletar, transportar e eliminar as água das chuvas. Dessa forma, previne alagamentos e transtornos à população. A estrutura consiste em uma série de bueiros, sarjetas, canais, bem como tubulações subterrâneas que captam a água das chuvas nas ruas e direcionam para os igarapés, que por sua vez descem para o Rio Branco.

Com o alto nível do rio e igarapés da cidade, o sistema de drenagem fica mais lento e acaba influenciando diretamente no escoamento das águas da chuva.

A Prefeitura destacou que é importante lembrar que manter essa rede limpa e desobstruída é essencial para o funcionamento eficiente. Assim, evita alagamentos e transtornos aos moradores. Portanto, o lixo precisa ser descartado de forma correta.

Pontos de alagamentos

Com investimentos em obras de drenagem, a Prefeitura de Boa Vista alcançará nos próximos dias o total de 30 pontos críticos de alagamentos solucionados na capital. São obras realizadas entre os anos de 2021 e 2024.

Isso porque, está em fase de conclusão os serviços das ruas próximas à Praça Mané Garrincha, localizada no bairro Tancredo Neves, além de ruas no bairro Jóquei Clube, ambos na zona oeste da cidade.

Fonte: Da Redação

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x