Cidades

Prefeitura de Boa Vista foi a 1ª a garantir licença maternidade de sete meses

A Prefeitura de Boa Vista foi a primeira do país a garantir licença maternidade de sete meses. O benefício entrou em prática em janeiro de 2020.

A lei, criada na gestão de Teresa Surita (MDB), reforça assim a política pública da Primeira Infância e o cuidado com as mães servidoras. Dessa forma, elas passam mais tempo com os filhos.

À época da medida, a prefeitura tinha mais de 7.000 mulheres servidoras públicas que poderiam gozar do benefício com 210 dias de licença maternidade.

A iniciativa colocou Boa Vista em outro patamar relacionado ao cuidado e à valorização dos servidores públicos.

“Só quem é mãe sabe da importância de 30 dias a mais com o filho recém-nascido. Ter a mãe por perto nesse período traz inúmeros benefícios para a criança, que incluem o fortalecimento de vínculos, um melhor desenvolvimento afetivo, cognitivo e de aprendizagem. Isso porque sua presença dentro de casa traz mais amor, afeto, carinho e cuidado”, explicou Teresa.

Importância da licença

A psicóloga Elane Florêncio ressalta ainda que a licença estendida permite que a mãe acompanhe a introdução alimentar no período indicado pela Organização Mundial Saúde. Uma vez que esse processo, feito pela mãe, faz com que a criança se sinta mais segura para aceitar novos alimentos.

“O ideal é que a mãe possa acompanhar essa fase antes que ela retorne ao trabalho. Assim o bebê vai se sentir mais seguro, passando pelo momento de transição junto à mãe. Como é que essa mãe vai voltar ao trabalho com seis meses de licença-maternidade, sendo que neste período o bebê estará passando pela transição alimentar? Então, a extensão do período de licença maternidade para as mães aprimora ainda mais a qualidade do tempo que elas se dedicam a seus bebês.”, explica.

Projetos interligados

Boa Vista também se destaca como a capital da 1ª infância. São grandes praças modernas e bem cuidadas, com equipamentos apropriados e pensados para cada idade.

Além disso, também tem as selvinhas amazônicas com animais em tamanho gigante, calçadas interativas, escolas com robótica, parquinhos com pisos emborrachados, espaços que se conectam com a natureza, abrigos de ônibus climatizados e com temáticas infantis.

Um outro projeto que alcança mães e crianças é o Família que Acolhe (FQA). Assim, ele integrou os serviços nas áreas de saúde, educação, gestão social, urbanismo, tecnologia e comunicação. Além disso, o FQA desburocratiza o acesso à educação, já que logo após o nascimento a criança tem sua matrícula garantida na creche e na escola até os 6 anos de idade, quando inicia o Ensino Fundamental. 

Também no FQA foi criada a Universidade do Bebê, onde gestantes, novas mães e os familiares têm acesso a informações sobre o desenvolvimento psicossocial integral das crianças. Lá elas têm também cuidados com a saúde, alimentação, bem como com a higiene dos bebês.

Atualmente, na gestão do prefeito Arthur Henrique (MDB), os serviços públicos foram então descentralizados, alcançando ainda mais famílias em todas as regiões da cidade.

Já o Caminhos da Primeira Infância percurso busca promover segurança e bem-estar, no trajeto para a escola, posto de saúde, praça, tudo construído com intencionalidade, para atender especialmente as crianças e suas famílias.

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

Receita abre consulta a lote da malha fina do Imposto de Renda

Cerca de 220 mil contribuintes receberão R$ 558,8 milhões

20 minutos ago

Homem é preso em Boa Vista por estuprar a própria filha durante sete anos

Atualmente com 13 anos, a vítima revelou que sofria abusos do pai desde os seis…

1 hora ago

Sine oferta 109 vagas para Roraima nesta sexta-feira, 22

Há cargos para candidatos com ou sem experiência registrada na carteira, além de vagas exclusivas…

2 horas ago

Especialistas pedem mais vacinação contra aumento da dengue no verão

Situação é preocupante, diz presidente da SBI, Alberto Chebabo

16 horas ago

Polícia faz buscas em casa de servidor público que furtou seis tablets da escola onde ele trabalhava em Boa Vista

Segundo as investigações, o mesmo homem teria furtado e vendido mais de 50 cadeiras e…

17 horas ago

Contribuintes de Roraima têm até o final do ano para destinar parte do Imposto de Renda para projetos culturais e esportivos

Todo contribuinte que faz a declaração do IR pelo formulário completo pode reverter 6% do…

17 horas ago