Projeto “Maria vai à Escola” aborda importância do combate à violência doméstica em escolas de Boa Vista

Ação já alcançou 3.957 crianças de turmas do 5° anos de 28 escolas da rede municipal de ensino

Projeto “Maria vai à Escola” aborda importância do combate à violência doméstica em escolas de Boa Vista
Foto: Divulgação PMBV

Respeito se aprende também em sala de aula. E por isso, a Prefeitura de Boa Vista, em parceria com o Tribunal de Justiça de Roraima (TJ-RR) desenvolvem desde 2015 um projeto educativo de conscientização e combate à violência doméstica: o “Maria vai à Escola”.

Nessa segunda-feira, (6), foi a vez da Escola Municipal Prof. Maria Francisca da Silva Lemos ser contemplada com a ação que já alcançou 3.957 crianças de turmas do 5° anos de 28 escolas da rede municipal de ensino.

Objetivo do projeto

 A iniciativa tem o objetivo de proporcionar às crianças o devido conhecimento em relação aos direitos humanos, igualdade de gênero, violência doméstica, familiar e a Lei Maria da Penha, a quem o nome do projeto faz referência. Do mesmo modo, a pedagoga Lene Aquino participa do projeto há 5 anos e diz que a proposta vai além do contexto judiciário e do respeito, sendo uma educação que impacta não só os alunos, mas também suas famílias e conhecidos.

“É um projeto crucial, pois educa os pequenos cidadãos sobre direitos humanos e prevenção da violência, contribuindo para um futuro com menos violência em nossa comunidade. Afinal, nossos alunos são o futuro”, disse.

Como funciona

O “Maria vai à Escola” conta com oito pedagogas da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), responsáveis por transformar a dinâmica descontraída e confortável. Ele utiliza o suporte didático e pedagógico fornecido pelo TJ-RR. Ao todo, o projeto envolve 8 aulas, que ao fim rendem um certificado de participação aos alunos.

Assim, as dinâmicas de sala de aula incluem círculos de diálogo reflexivo, atividades de confecção de cartazes, leitura, teatro, filmes e documentários, que proporcionam a cada criança a chance de se expressar e de se envolver.  A primeira dinâmica é a “Meu lugar no mundo”, onde as crianças relatam como se sentem no mundo que o cerca.

Guilherme Trindade, 10, aluno da Escola Prof. Maria Francisca, disse estar bastante familiarizado com o assunto.  Após a aula, ele comentou a importância de falar sobre o respeito e os direitos humanos em sua casa. “É algo que eu já aprendo com meus pais, mas aqui na escola eu irei aprender ainda mais. Estou animado para as próximas aulas”, expressou.

Por fim, Jhariuska Jhari, 10 anos, colega de classe do pequeno Guilherme, estava bastante tímida durante a dinâmica da aula, mas empolgada para as próximas. “É bastante novo para mim. Fiquei nervosa, mas foi confortável participar disso com meus colegas. Eu acho legal falarmos como nos sentimos. É importante”, contou.

Fonte: Da Redação

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