‘Quebrando o Silêncio’: abertas as inscrições da 5ª corrida em combate à violência sexual de crianças e adolescentes em Boa Vista

Inscrições acontecem até 15 de julho. Largada ocorre em frente ao estacionamento do Estádio Canarinho, no dia 25 de agosto

‘Quebrando o Silêncio’: abertas as inscrições da 5ª corrida em combate à violência sexual de crianças e adolescentes em Boa Vista
Foto: Divulgação

Estão abertas as inscrições para a 5ª corrida e caminhada ‘Quebrando o Silêncio’. O evento vai acontecer no Estacionamento do Estádio Canarinho, no dia 25 de agosto. A largada será às 17h.

Os interessados têm até o dia 15 de julho para fazer a inscrições. Para isso, é só entrar em contato por meio do instagram @inscricoesroraima. O valor é de R$ 50 por participante.

Além disso, os participantes também vão concorrer à prêmios como: 1 celular redmi 12, 1 bike Aro 29 e pares de tênis. O percurso será de sete quilômetros.

Crianças também podem participar da corrida

Além da corrida para os adultos, as crianças também poderão participar da corrida kids e assim, concorrer a prêmios, como três bicicletas infantis e vales-brindes.

Kit corrida

A expectativa é receber 2 mil participantes, sendo 1.700 adultos e 300 crianças. Todos os inscritos da corrida e caminhada irão receber uma camiseta 100% poliamida personalizada, um número de peito, assim como um chip para cronometragem eletrônica. Na corrida infantil não haverá cronometragem.

Segundo a responsável pelo projeto em Roraima, Talita Calazans, a iniciativa é uma oportunidade tanto para prevenir como para quebrar o ciclo de quem sofre com a violência.

“Nos sentimos no dever de colaborar para amenizar esta problemática, afinal de contas, a violência, o abuso e a exploração deixam cicatrizes físicas e psicológicas duradouras. É um problema que transcende fronteiras culturais, religiosas e econômicas”, declarou.

Foto: Divulgação

Talita ainda destacou que este evento esportivo foi escolhido como uma estratégia para abordar um assunto tão espinhoso, contudo, que precisa ser esclarecido.

“No dia 25 de agosto, realizaremos uma corrida tanto para crianças para adultos que definimos como nosso grito em prol da conscientização social e ao abuso infantil. Essa é nossa forma pública de expressar nosso repúdio a essa prática violenta, e expressar nosso amor a todas às pessoas afetadas por este mal social. E nada melhor do que fazermos isso incentivando as práticas saudáveis que é o esporte”, disse Talita.

Dados

Quase 41 mil crianças e adolescentes foram vítimas de violência sexual no Brasil, de acordo com o relatório da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), realizado em 2022.

Os dados alarmantes também mostram que os abusos acontecem por pessoas que fazem parte do convívio familiar ou social das vítimas.

O projeto

Desde 2002, a Igreja Adventista do Sétimo Dia tem promovido anualmente a campanha ‘Quebrando o Silêncio’, que busca discutir temas relacionados à violência contra mulheres, crianças e idosos.

Por meio de materiais didáticos, fóruns, palestras em diversos locais – como instituições educacionais, debates, passeatas e ações como a corrida, o projeto tem levado informações às vítimas, mostrando que é possível cessar o ciclo da violência, incentivando à denúncia. Esta iniciativa tem sido promovida em oito países da América do Sul nestes 22 anos de existência.

Por fim, este ano, a ênfase do projeto está voltada contra o abuso de crianças, seja ele emocional, físico ou sexual. Além de desenvolver o trabalho educativo de prevenção, a iniciativa visa mostrar às vítimas que elas não precisam continuar em sofrimento.

Fonte: Da Redação

0
Would love your thoughts, please comment.x