
O estado de Roraima está entre os beneficiados pelo Norte Conectado, um dos maiores programas de conectividade já realizados no Brasil.
A iniciativa teve apresentação como case de sucesso nesta quinta-feira (26), durante o IA GOV Fórum ABEP-TIC, realizado em São Paulo. O projeto é do Ministério das Comunicações e considerado estratégico para expandir a infraestrutura de internet nos pontos mais isolados da Região Amazônica.
Com investimento de R$ 1,3 bilhão, o Norte Conectado já lançou mais de 12 mil quilômetros de fibra óptica pelos leitos dos rios da Amazônia.
Como resultado, o projeto contempla oito infovias digitais e irá beneficiar mais de 50 municípios nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima, promovendo acesso à internet de alta velocidade em regiões onde o sinal ainda é escasso ou inexistente.
“Estamos levando internet de alta qualidade a milhões de pessoas que vivem longe dos grandes centros”, afirmou Jordan Paiva, diretor do Departamento de Projetos de Infraestrutura e de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações, ao apresentar o programa.
Durante o evento, também foi destaque o programa Computadores para a Inclusão, que promove a reciclagem de equipamentos e instala centros de acesso gratuito à internet, além de oferecer cursos de letramento digital para a população. “Fechamos o ciclo da conectividade com inclusão social”, pontuou o diretor.
Jordan Paiva reforçou ainda que a expansão da internet será essencial para a aplicação da Inteligência Artificial na gestão pública, tema central do fórum. “Sem internet de qualidade, não há como expandir o uso de IA no Brasil. Por isso, seguimos investindo fortemente em infraestrutura digital”, concluiu.
Fonte: Da Redação