Tremor de terra de 4,5 graus de magnitude é registrado no Sul do estado

Abalo sísmico foi sentido por moradores dos municípios de Rorainópolis, São Luiz do Anauá, Caroebe e São João da Baliza

Tremor de terra de 4,5 graus de magnitude é registrado no Sul do estado
Foto: Divulgação

Um tremor de terra de 4,5 graus de magnitude na Escala Richter assustou moradores do Sul de Roraima, no fim da tarde deste domingo, 29. O fenômeno natural aconteceu por volta das 17h e, segundo os relatos, durou poucos segundos.

O abalo foi detectado pelo Centro de Simologia da Universidade de São Paulo, afetando os municípios de São João da Baliza, onde foi o epicentro do sismo, Rorainópolis, Caroebe e São Luis do Anauá. Além disso, regiões no entorno também sentiram o chão tremer, como as vilas de Nova Colina e Jundiá.

Registro do Centro de Sismologoa da USP – Foto: Divulgação

A moradora da vila Nova Colina no município de Rorainópolis, Layza Costa, conta que além do susto o tremor de terra trouxe outros transtornos e prejuízos. “Na varanda aqui de casa, que tem um parapeito, rachou tudo. E em alguns lugares que estavam só rachados quebrou tudo, tanto aqui do lado quanto ali do outro”, disse.

Momentos de pânico

A moradora relata ainda, os momentos de tensão e o pânico que o tremor gerou na família. “O meu sogro ficou bem desesperado, principalmente por conta do neném, que começou a chorar. Foi uma sensação muito esquisita, muito horrível, de impotência mesmo, porque a casa inteira começou a tremer” relatou Layza.

Layza disse à equipe do Roraima em Tempo que, pouco antes do abalo sísmico se intensificar, recebeu um alerta de terremoto em seu aparelho telefônico. “Quando começaram os tremores, eu e minha família, estávamos tomando café e foi horrível pra mim porque eu estava de pé. Foi como se estivesse passando um trator aqui na frente de casa. Depois foi ficando mais forte o tremor, o meu telefone e do meu namorado deu alerta de terremoto na hora”, contou.

Embora Roraima seja praticamente plana, e esteja fora do alcance de placas tectônicas, esta não é a primeira vez que tremores de terra são relatados. Em 6 de janeiro de 2024, moradores de Pacaraima sentiram o chão tremer durante a noite. De acordo com a Fundação Venezuelana de Investigações Sismológicas, (Funvisis), um terremoto de magnitude 4,7 ocorreu na Vila Surumu.

Fonte: Da Redação

0
Would love your thoughts, please comment.x