Por falta de apoio financeiro do Governo do Estado, jornalista pagará a própria viagem para representar Roraima em premiação nacional

Faperr alega que não há previsão orçamentária destinada ao custeio de despesas de deslocamento e hospedagem dos participantes da cerimônia

Por falta de apoio financeiro do Governo do Estado, jornalista pagará a própria viagem para representar Roraima em premiação nacional
Aldenor Pimentel foi o vencedor do prêmio estadual na categoria Profissional de Comuncação e o único finalista da Região Norte na etapa nacional. Foto: Ascom Faperr

Único finalista da Região Norte na etapa nacional do Prêmio Confap de Ciência, Tecnologia & Inovação, Professor Ennio Candotti (4ª Edição), o jornalista roraimense Aldenor Pimentel pagará a própria viagem para participar da cerimônia de premiação, realizada em São Paulo. Pois, o Governo de Roraima não arcará com essas despesas, mesmo o jornalista recebendo a indicação ao prêmio pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Roraima (Faperr).

Aldenor Pimentel foi o primeiro colocado no I Prêmio Roraimense de Ciência, Tecnologia e Inovação 2024, na categoria Profissional de Comunicação, realizado pela Faperr, e entre, os indicados de Roraima, foi o único finalista da etapa nacional, organizada pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap).

Dessa forma, a cerimônia de premiação acontecerá na sede da Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (Fapesp), no dia 3 de julho, durante o 68º Fórum Nacional Confap. Em sua 4ª edição, esta é a primeira vez que o prêmio tem um representante de Roraima como finalista. “A Faperr alega que posso assistir à cerimônia pela internet, mas acho que seria muito desonroso para Roraima seu representante faltar à solenidade”, comentou Pimentel.

Sobre o translado da premiação

Em e-mail ao jornalista, o Confap informou não dispor de recursos próprios para auxílio no deslocamento e estadia dos agraciados. Entretanto, assegurou que esse auxílio é ofertado pelas fundações estaduais de amparo à pesquisa que indicaram seus candidatos para a etapa nacional.

Email Confap – Foto: Divulgação

Em contrapartida, a Faperr, em resposta a e-mail de Pimentel, comunicou por ofício no dia 24 de junho que não custeará a viagem. O motivo é que não há previsão orçamentária destinada ao custeio de despesas de deslocamento e hospedagem dos participantes da cerimônia. “Infelizmente o comunicado da Faperr chegou em cima da hora e as passagens ficaram muito caras”, lamentou o jornalista. Ele relata que o gasto com passagens aéreas foi superior ao prêmio que recebeu por vencer a etapa estadual.

A premiação nacional promovida pelo Confap tem patrocínio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCTI), assim como o apoio da Coordenação de Execução e Difusão de Prêmios Nacionais e Internacionais em CT&I (Coedp/CGITC) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Além disso, a premiação reconhece a atuação de três profissionais de comunicação brasileiros que por meio do jornalismo científico, tenham contribuído para aproximar a ciência, a tecnologia e a inovação da sociedade. O prêmio é entregue a 15 pesquisadores que se destacaram em pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação no País.

Quem é Aldenor Pimentel

Como jornalista da Universidade Federal de Roraima, Aldenor Pimentel atuou na produção de reportagens, documentários e programas de rádio e TV de divulgação científica. Com destaque para o programa TVE no Campus e principalmente, o documentário “Índios na cidade, vidas em travessia”, sobre indígenas na área urbana de Boa Vista. Uma produção da TV Universitária veiculada em rede nacional pela TV Brasil em 2014.

De forma independente, no blog ArteLeituras (arteleituras.blogspot.com), Pimentel divulga há dez anos informações sobre arte e cultura de Roraima. Com destaque para o levantamento “Obras Literárias de Roraima (desde 1976)”. Dessa forma, o estudo que identificou mais de 350 livros literários de autores roraimenses publicados da década de 1970 em diante.

Citada

O Roraima em Tempo entrou em contato com a Fundação de Amparo à Pesquisa de Roraima (Faperr), solicitando esclarecimentos sobre o caso e aguarda resposta.

Fonte: Da Redação

0
Would love your thoughts, please comment.x