CIRCO DE HORRORES – Não é cirurgia, é “gambiarra”

Meus Deus! O governo do seu Antônio está fazendo “remendos” no corpo e na alma de pacientes; verdadeiro circo de horrores

CIRCO DE HORRORES – Não é cirurgia, é “gambiarra”
Fachada da Secretaria de Saúde (Sesau) de Roraima – Foto: Arquivo/Roraima em Tempo/Edinaldo Morais

Meu Deus, não dá para acreditar! O Governo de Roraima fez uma publicação, ontem, dia 9, nas redes sociais, mostrando as benditas cirurgias eletivas “feitas” nos hospitais do Estado e logo despertou a ira de pacientes e familiares.

A reclamação está sendo generalizada. A Sesau fez o maior alarde, divulgando mais uma vez uma mentira. Logo, a população caiu de pau e denunciou o péssimo serviço oferecido pela Saúde estadual. Um paciente afirmou, e com toda razão, que tudo não passa de politicagem.
“Que linda essa politicagem (ironizou). Fazem as cirurgias, mas os pacientes estão voltando porque as operações, feitas às pressas, mais parecem ‘gambiarras’. É uma porcaria. Estou aqui em um quarto com mais de 10 pacientes que retornaram após as mal feitas cirurgias.

Então, parem de ficar colocando essas coisas bonitas aí, que a gente continua aqui, sofrendo em cima de uma cama”, lamentou.
A paciente foi mais uma que teve complicações após a cirurgia, por isso ela aguarda há quase um mês por uma nova operação.
“Eu estou aqui sofrendo por causa de uma cirurgia mal feita e estão só enrolando para operar de novo. Vou completar mês aqui”, retrucou, e com toda razão.

Além do bombardeio de comentários negativos a respeito das cirurgias, pacientes e seus familiares continuam reclamando da demora na fila para fazer a bendita cirurgia. Uma delas, sem poder andar, lamentou que, apesar de fazer o recadastramento, nunca foi chamada. Outra reclamação. A Sesau não informa sobre o andamento da fila de cirurgias.

Fila só aumentou

Em fevereiro passado, a Sesau já tinha mais de 9 mil pacientes na fila de cirurgia eletiva. Quando seu Antônio assumiu o governo havia pouco mais de três mil na fila. Portanto, o sofrimento só aumentou de lá para cá.

Em 2019, primeiro ano de mandato do governador, nada foi feito. Nos anos seguintes, 2020 e 2021, vossa excelência jogou a culpa pra cima do Corona, alegando que a pandemia havia impossibilitado a rede estadual de Saúde de fazer as cirurgias. Tudo balela.

Em meados deste ano, então, os casos de Covid caíram e finalmente o governo começou um mutirão para reduzir a vergonhosa fila de espera de cirurgias. E sem licitação, a Sesau logo tratou de contratar a empresa Slim Gestão de Serviços de Saúde Médica para fornecer mão de obra médica. O valor do contrato foi de de R$ 6 milhões.

Foi quando, para iniciar as cirurgias, o governo do Estado inventou um tal de recadastramento, lançando o aplicativo “Zera Fila”, que logo ficou conhecido como “Já morreu?”. Mais problemas. Também não deu certo. Depois, a Sesau convocou os pacientes para que fizessem o cadastro de forma presencial. E nada de cirurgia, após três anos e meio de governo.

MP cansou…

Já de saco cheio das promessas e mentiras de seu Antônio, no dia 4 de março passado, o MP de Roraima recomendou ao Governo de Roraima que aumentasse a publicidade sobre o bendito recadastramento, pois o órgão ministerial entendeu que a falta de publicidade poderia deixar pacientes fora da vergonhosa fila de espera.

O promotor de Justiça de Defesa da Saúde, Igor Naves, alegou que os pacientes tinham prazo para apresentar documentação e que por isso corriam o risco de não entrarem na lista da fila.

“Nossa preocupação é que não haja mais prejuízos àquelas pessoas que já aguardam há meses ou anos uma cirurgia”, justificou o promotor.

A Sesau, então, afirmou na última convocação que os pacientes que não comparecessem poderiam ter o nome excluído da fila. Mais corre-corre e desespero, pois haviam (e ainda há) pacientes esperando por mais de três anos para fazer a bendita cirurgia.
E agora, não bastasse tanto tempo de espera, pacientes e familiares denunciam que as cirurgias feitas às pressas no HGR mais parecem “gambiarra”. Meus Deus! O governo do seu Antônio está fazendo “remendos” no corpo na alma dos pacientes. Verdadeiro circo de horrores, meu santo Pai. Até quando tanta falta de gestão?

Álvares dos Anjos – cronista

Comentários