Diz aí! Para quem seu Antônio trabalha, mesmo?

Governo de Antonio Denarium é voltado para os amigos empresários que recebem grandes benefícios em detrimento dos pequenos

Diz aí! Para quem seu Antônio trabalha, mesmo?
Governador Antonio Denarium – Foto: Fabio Calilo/Arquivo Roraima em Tempo

Não precisa ser cientista social ou político para falar com propriedade a respeito do governo de seu Antônio. Muita gente observa, sobressaltada, que este governo tem direcionado inúmeras ações para favorecer, em especial, os grandes empresários de Roraima: amigos, sócios e apoiadores de campanha do governador.

Para quem ainda tem duvida disso, é só comparar as recentes decisões adotadas por seu Antônio, em relação à redução do ICMS, por exemplo. Em 2019, o governador estabeleceu a redução de 17% para 3% da alíquota do ICMS para o combustível de aviação. E sem escalas, é bom frisar.

Foi uma redução única com a desculpa de que isso iria atrair novas empresas aéreas e com isso reduzir o valor cobrado da passagem ao roraimense. Nem um, nem outro. A passagem fez foi aumentar e só quem ganhou com isso foram os amigos de vossa excelência, afortunados donos de avião.

Mais recente, o mesmo Antônio fez outra propaganda enganosa, dizendo que iria reduzir em 8% o ICMS da gasolina. Mas, na verdade, o governador criou uma lei cheia de escalas. E, ao invés de baixar tudo de uma vez só, como fez pro combustível de avião, a redução será gradativa: esse ano, apenas 2%. Ou seja, quase nada para o consumidor.

Mentiu sobre o gás de cozinha também

Seu Antônio também mentiu a respeito da redução da alíquota do ICMS do gás de cozinha, lembram? Esta prometida redução, segundo vossa excelência, baixaria o preço do gás para o consumidor. Outra balela. Fez foi aumentar, de R$ 103 para R$ 125, na periferia da Capital, onde mora a população mais humilde.

Seu Antônio também facilitou, digamos assim, a vida dos grandes pecuaristas e produtores de grãos de Roraima, como ele. O governador deixou de cobrar impostos e ainda concedeu créditos especiais, diga-se de passagem MILHÕES, mas somente para os grandes empresários, em detrimento do pequeno produtor que sobrevive da agricultura familiar.

Só ajeitou pra ele

A verdade é que vossa excelência turbinou o campo, em especial o setor agropecuário, tudo para alavancar seus empreendimentos e os de seus sócios/amigos, aqueles que apoiam seu governo. Até ajeitar estradas e rodovias o seu Antônio ajeitou, por onde ele e seus “parças” escoam suas largas produções, enquanto o pequeno agricultor, coitado, perde toda sua produção devido os atoleiros e pontes quebradas.

Seu Antônio, é bom lembrar, também “leiloou”, recentemente, a preço de banana, o Distrito Industrial, na zona Sul da Capital, e assim concedeu mais benefícios a seus sócios/amigos.

Vossa excelência ainda concedeu título definitivo de terras aos grandes fazendeiros de Roraima, mas, como já disse, esqueceu de olhar para o pequeno produtor que, sem o título definitivo, não consegue empréstimos e nem concessões para melhorar sua produção.

Portanto, não restam dúvidas para quem seu Antônio trabalha. Vossa excelência, infelizmente, governa apenas para ele e para seus sócios/amigos. Está na cara. Só não enxerga quem não quer.

Álvares dos Anjos – cronista.

Comentários