LUTO NA RATOLÂNDIA – “Ritinha” morre na maternidade

Maternidade de lona do governo está infestada de ratos; “Ritinha” a rata, morreu durante o ‘parto’

LUTO NA RATOLÂNDIA – “Ritinha” morre na maternidade
Animal capturado dentro da maternidade – Foto: Divulgação

Puro descaso com a Saúde. Dona ratazana, carinhosamente chamada de “Ritinha”, mãe de três lindos ratinhos, foi mais uma vítima da Sesau. A roedora perdeu a vida durante um complicado parto, esta semana, na improvisada maternidade de lona do governo do Estado.
Consternados, servidores da maternidade gravaram um vídeo, mostrando o descaso com as “mãezinhas” e seus rebentos. As deprimentes cenas mostram “Ritinha” já dentro de um saco, tadinha, sem vida.

Inconformados com o governo assassino de seu Antônio, moradores da “Ratolândia” protestam e cobram Justiça. A cidade toda parou para acompanhar o funeral da pobre ratazana, que morreu sem pode ver seu mais novo ratinho.

Triste realidade

Fuleragem à parte, mordidos da vida com o descaso da Sesau, enfermeiros fizeram imagens de uma ratazana capturada e morta, esta semana, dentro da improvisada maternidade de lona do governo, a única do Estado.
Depois de muito corre-corre pelos corredores da maternidade, servidores conseguiram capturar e matar a ratazana.

“Essa maternidade está infestada de ratos. É um absurdo, um verdadeiro atentado à saúde pública”, denunciou uma técnica de enfermagem, que não quis se identificar, óbvio. No vídeo é possível ouvir funcionários e mãezinhas gritando, enquanto um corajoso enfermeiro vai atrás da ratazana, que corre desesperadamente pelo corredor da maternidade.

Seria cômico, se não fosse trágico. O descaso com a Saúde do povo é gritante neste governo. Imagina uma gestante dando à luz em meio a ratos. É o cúmulo, retrato fiel da falta de gestão de Antônio Denarium, que recebeu R$ 5.1 bilhões do governo federal somente para a Saúde, mas o dinheiro lamentavelmente desceu o ralo da corrupção e parte dele foi parar até na cueca do senador Chico Rodrigues, flagrado pelos federais. O mais revoltante em tudo isso é ler a nota da Sesau sobre o deprimente caso. Diz que o caso foi isolado e que a maternidade de lona passa por dedetização a cada três meses.

Maternidade de lona

A maternidade de lona funciona em tendas montadas no bairro 13 de Setembro, Zona Sul de Boa Vista. A Sesau paga quase R$ 13 milhões no aluguel da precária estrutura. Pior. Em agosto desse ano, a Sesau ainda renovou o contrato por mais um ano, enquanto a reforma do prédio da maternidade Nossa Senhora de Nazareth, no bairro São Francisco, segue sem previsão de terminar.

As tendas de lona sustentadas por paredes de compensado não oferecem condições mínimas. A improvisada maternidade é totalmente insalubre, o que coloca em risco a vida de funcionários, parturientes e seus bebês. Além disso, por três vezes, a chuva já invadiu o “hospital” este ano. No sábado passado, inclusive, mais desespero por lá. É que um vendaval levou parte do telhado e do forro. Servidoras e mães correram novamente com recém-nascidos no colo, tentando escapar das chuvas.

Propagandas mentirosas

Mas enquanto o povo sofre em todos os hospitais do Estado, sem atendimento decente, sem médicos e sem remédios, Denarium mostra em suas propagandas políticas uma Saúde muito diferente da realidade. Tudo balela, mentira cabeluda para enganar o eleitor.
Portanto, nobre amigo, não caia nesse papo furado do governador.

A verdade é que não temos Saúde, Educação, Segurança e estradas. Denarium só quer continuar no poder para dar prosseguimento em seu lunático plano financeiro. Vossa excelência só quer continuar fazendo do governo seu particular balcão de negócios, e nada mais. Reflita.

Álvares dos Anjos – cronista.

Comentários