Não é à toa que Denarium gasta milhões com propaganda e marketing. Muito bem paga pelo governador de Roraima, sua equipe de marqueteiros faz de tudo para tentar nos empurrar “goela abaixo” que seu Antônio veio para salvar a pátria macuxi, mas só acredita quem é bobinho.
Observem que as últimas peças publicitárias lançadas pela equipe “chapa branca” do governo criam um clima para fazer emplacar a ideia de que seu Antônio é o homem que salvou Roraima. No último filme de Denarium, por exemplo, de 20 minutos, os marqueteiros mostram a atual situação da Penitenciária Agrícola do Monte Cristo, o maior presídio do Estado, situado na zona rural de Boa Vista.
Denarium aparece no vídeo como o salvador da pátria, como já dissemos, mas seus marqueteiros esqueceram de mostrar que o problema na PAMC foi resolvido, na verdade, pelo Governo Federal, com as benditas intervenções que tiraram o sistema prisional das mãos das facções. Portanto, se os presídios estão sob controle, agradeçamos, então, ao governo federal. Justiça seja feita.
Como em outras secretarias, na Sejuc não foi diferente. Lá, Denarium também comprovou sua incapacidade como gestor, ao pedir 13 vezes a prorrogação da permanência da Força Tarefa no sistema prisional. Isso, mesmo! Vou repetir: 13 VEZES! Aí de nós se não fossem essas intervenções.
Os policiais da FT só foram embora depois que o Ministério da Justiça informou que não faria mais uma nova prorrogação. Foi quando Denarium, às pressas, deu posse aos agentes penitenciários, após pressão do Ministério da Justiça e da Defensoria Pública, que protocolou uma ação em novembro de 2021, pedindo a nomeação dos 423 aprovados no concursos público. E Denarium só deu posse por causa da enorme pressão que sofreu.
O sistema prisional de Roraima, é verdade, continua nas mãos do poder público, mas quem o tirou das mãos das facções criminosas, com certeza, foi o governo federal, a partir das benditas intervenções. Que fique bem claro. Então, vossa excelência, não venha com essa historinha pra “boi dormir”, dizendo que é nosso “salvador da pátria”, pois não é.
Governador “marajá”
É bom lembrar que na história política de Roraima, Denarium, por enquanto, é o governador que mais recebeu ajuda de Brasília. O que mais recebeu bilhões do governo federal. Contudo, mesmo assim o Estado aparece, lamentavelmente, nas últimas posições no ranking nacional quando o assunto é Segurança Pública. É assim também na, Saúde, Educação, geração de emprego e desenvolvimento.
Pelo montante de dinheiro federal que aqui já entrou, Roraima era para ser um Estado de primeiro mundo, com tudo funcionando perfeitamente. Mas o que vemos hoje é justamente o contrário: a Saúde agoniza, a Educação reprova, o interior atola e o cidadão roraimense padece sem Segurança, sem emprego, sem perspectiva de dias melhores.
A única coisa que não saiu do controle, das mãos do poder público, sem dúvida, foi o sistema prisional roraimense. Mas, como já disse, todo mérito vai para o governo federal, que fez 13 intervenções e assim conseguiu pacificar nossos presídios. E Denarium se intitula como salvador da pátria? Tá, cheiroso! Me engana que eu gosto.
Álvares dos Anjos – cronista