MENTE NA CARA DURA – Denarium acha que o povo é besta?

Governador pensa que engana com suas propagandas políticas mentirosas; e que não enxergam a realidade escancarada aos olhos

MENTE NA CARA DURA – Denarium acha que o povo é besta?
Governador Antonio Denarium (PP) – Foto: Reprodução/Facebook/Antonio Denarium

É para rir. Uma tremenda palhaçada a propaganda política de Denarium e de candidatos de seu grupo político. Acho que esses caras acreditam que somos babacas ou tapados, só pode, e que não enxergamos a realidade escancarada aos nossos olhos. A verdade é que seu Antônio e sua “coligação da enganação” tentam a todo custo nos fazer acreditar que a tudo anda às mil maravilhas em Roraima. Senão, vejamos.

Na Saúde, por exemplo, Denarium mostra algo surreal, coisa de outro mundo. Em sua mentirosa propaganda, vossa excelência afirma que repaginou a Saúde no estado, mas ao mesmo tempo esquece que a vergonhosa fila de cirurgias eletivas triplicou em seu governo, pois no começo de 2019, quando Denarium assumiu o palácio Senador Hélio Campos, três mil pacientes aguardavam por uma simples operação, mas hoje já são quase 10 mil sofrendo na maldita fila.

O atendimento nos hospitais da rede estadual também só piorou na desastrosa gestão de Denarium. Pacientes esperam hoje por mais de seis horas por uma simples consulta. É que não tem médicos, medicamentos ou leitos. Tudo está uma bagunça, a verdade é essa e a Saúde virou a “casa da mãe joana”.

No Interior

No interior, a situação da Saúde é bem mais complicada. Paciente já morreu na recepção do hospital estadual de Mucajaí por falta de atendimento. Não havia médico. Servidores de lá também denunciaram a falta de estrutura física, pois o hospital estava desabando na cabeça deles. Tinha ambulância, mas não motorista.

Em Caracaraí e Rorainópolis, no Sul do Estado, a situação dos hospitais também é caótica. Os aparelhos de Raio-X estão quebrados há tempos e até as macas já enferrujaram. Também faltam médicos especialistas e medicamentos. Como essas unidades ficam longe, muitos pacientes não aguentam e morrem antes de chegar à Capital, tudo porque o governo do Estado não dá a menor condição para esses hospitais funcionarem a contento.

No outro lado de Roraima, Alto Alegre, Pacaraima e Amajari também sofrem com o descaso na Saúde. Os hospitais estaduais caem aos pedaços e também falta tudo: médicos, medicamentos, ambulância e leitos. A maioria dos pacientes é obrigada a recorrer à capital para tentar ser atendido em alguma unidade de Saúde. Muitos não conseguem.

TFD – Quando o problema é grave, mais dor de cabeça para paciente e familiares. É que a Sesau demora uma eternidade para pagar o TFD. A reclamação é corriqueira. Então, longe de casa, muitos já foram até despejados porque não receberam o dinheiro do TFD, que é garantido por lei. E tome mais sofrimento, se não bastasse já a saúde debilitada.

Maternidade de lona

Por último agora, a maternidade de lona – que já se tornou uma marca registrada do governador Antônio Denarium – acabou de vez com a reputação da Saúde roraimense. A improvisada estrutura de tenda mais parece uma pocilga, de tanta sujeira. O ambiente totalmente insalubre põe em risco a vida de servidores, parturientes e recém-nascidos.

Esta semana, só para se ter ideia, um vendaval arrancou parte do telhado e do forro da precária estrutura. Ainda esta semana, servidores denunciaram por meio de fotos e vídeos de fezes a situação da maternidade. Lá também não tem médico e a fila da cesariana é grande, tanto que uma mãezinha passou três dias com o feto morto em seu útero. Ela teve que pagar para fazer a cesariana em uma clínica particular.

Pior de tudo é saber que seu Antônio paga quase R$ 13 milhões por toda essa pocilga feita de lona, onde nossas mãezinhas dão à luz todos os dias. É muito esquema de corrupção que acaba sobrando para o povo mais necessitado. Uma tremenda sacanagem com a gente.

Repaginou a Saúde?

E seu Antônio vem agora dizer que repaginou a Saúde? Tenha vergonha na cara, governador, e deixe de ser tão cínico assim. Milhares já morreram (e continuam morrendo) em seu ‘criminoso’ governo, sem atendimento digno nos hospitais do Estado, e vossa excelência vem mentir, na cara dura, querendo nos enganar com suas patéticas peças publicitárias?

E tem mais. Na cara de pau, o governador promete agora que, caso reeleito, vai colocar oito carretas de Saúde para atender moradores da periferia da Capital. Outro calote eleitoral de seu Antônio. Se não conseguiu diminuir nem a fila das cirurgias, vai atuar agora na Saúde Básica?
Outra lorota de seu Antônio. Dizendo ele que, se reeleito for, vai comprar um helicóptero para o governo fazer resgates aéreos. Outra BABELA! Se não tem ambulância no interior, vai comprar helicóptero?

A verdade é que Denarium e sua “coligação da enganação” tentam nos passar a perna novamente, como fizeram em 2018. Mas não sabem eles que aprendemos com nossos erros. Portanto, chega de fazer do governo um balcão de negócios, seu Antônio. O povo está morrendo nos hospitais sem atendimento digno, por isso não adianta vossa excelência vir essas com essas propagandas mentirosas.

Álvares dos Anjos – cronista.

Comentários