MESMO COM VÁRIAS CONDENAÇÕES – Denarium não respeita Justiça Eleitoral

Denarium continua utilizando redes sociais para se autopromover e atacar Teresa, sua principal adversária política em outubro próximo

MESMO COM VÁRIAS CONDENAÇÕES – Denarium não respeita Justiça Eleitoral
Governador de Roraima, Antonio Denarium – Foto: Reprodução/Facebook/Antonio Denarium

Antônio Denarium parece não se importar nem um pouco com as decisões judiciais, em especial do Tribunal Regional Eleitoral. Pois este ano, de eleição, já perdemos as contas de quantas vezes ele foi condenado. Principalmente por cometer propaganda política antecipada, utilizando as redes sociais e até mesmo a comunicação institucional do governo para se autopromover.

São inúmeras as condenações. Mas Denarium, com plena sensação de impunidade, não para. Assim, ele utiliza até sua rede social pessoal para se autopromover. E do mesmo modo, atacar sua principal adversária política nas próximas eleições, Teresa Surita, postando vídeos e fotos difamatórios, recheados de fake news.

Denarium também instituiu no governo o “gabinete do ódio”. São pessoas pagas com dinheiro público para criar e disseminar nas redes sociais e grupos de WathsApp inúmeras fakes news contra Teresa, Jucá e outros políticos do MDB, principal partido opositor. Pior. Tudo é feito de forma escancarada.

Semana passada, a justiça até proibiu um desses funcionários do governo de publicar vídeos em ataque à Teresa Surita. O servidor tem cargo na CERR e ganha R$ 5 mil para fazer esse tipo de trabalho. É tudo tão descarado, que nas redes sociais ele tem foto dentro do gabinete da Secretaria de Comunicação (Secom) com crachá e tudo.

Por isso, quase toda semana a Justiça condena Denarium pela referida prática criminosa de atacar adversários nas redes sociais. E, da mesma forma, por usar a estrutura de governo para se autopromover. O que também a lei  proíbe.

Mas, mesmo com a enxurrada de condenações, seu Antônio não para, como já dissemos. E demonstra com isso total desrespeito à Justiça Eleitoral.

Condena e mantém

Mais recente, o TRE de Roraima manteve, anteontem, dia 17, mais uma condenação do candidato à reeleição, Antônio Denarium, por propaganda política antecipada nas redes sociais e ainda aplicou ao governador multa máxima de R$ 30 mil.

O juiz Marcelo Lima Oliveira entendeu que os argumentos apresentados pela defesa do governador, para justificar a publicação de um vídeo com jingle, que continha propagandas promovendo a si mesmo, não apresentaram razão para reduzir o valor da multa, ou tão pouco a revisão da sentença. E tome martelada.

O magistrado sustentou o seguinte: “Verifica-se que a multa atende aos requisitos necessários, não havendo razão para a reforma da sentença quanto ao item ora questionado”.

Ainda conforme a sentença, o material produzido e divulgado nas redes sociais fora do período estipulado, infringiu, assim, as regras da Justiça Eleitoral. Assim como vem fazendo seu Antônio desde o início deste ano de eleição.

Os secretários de governo também utilizam suas redes sociais pessoais e até as institucionais para enaltecer Denarium e atacar Teresa. É o caso de André Fernandes Ferreira, da Sejuc. Ele já foi condenado pela Justiça e obrigado a retirar vídeos que enalteciam o chefe, seu Antônio. Na Setrabes e na Educação, a mesma coisa.

Comissionados obrigados

Pior que isso é a obrigação que os servidores públicos do Executivo têm de também utilizarem suas redes pessoais para enaltecerem o governador. É “lei” entre os comissionados postarem, em suas redes sociais, fotos de Denarium e os vídeos produzidos pelos criadores de conteúdo empregados no “gabinete do ódio”. Toda semana chega denúncias sobre o assunto.

Portanto, pelo número absurdo de condenações judiciais, seu Antônio já deveria ter tido mandato cassado e jamais poderia concorrer à reeleição, em outubro próximo. Mas Roraima, como escrevi antes, é terra boa para o cultivo da corrupção. E Denarium entende muito bem desse tipo de plantio. A Justiça Eleitoral? Seu Antônio ri à toa.

Álvares dos Anjos – cronista.

Comentários