Meu Deus, quanta cara de pau! Como pode um ser humano mentir tanto assim? Vendo a propaganda política política de Antônio Denarium, sinceramente, não sei se me acabo de tanto rir ou se arranco os cabelos. É só mentira em cima de mentira, pura enganação, um verdadeiro calote eleitoral, novamente.
Nas primeiras peças publicitárias eleitorais, mostradas na telinha, seu Antônio mostra a “página virada” na Saúde do Estado. Do mesmo modo, mostra ainda o “novo” HGR e diz que a Saúde anda às mil maravilhas, e que tudo funciona perfeitamente. Meu Pai eterno! Tudo balela, historinha pra “boi dormir”.
Denarium jura de pés juntos que nossa Saúde vai “muito bem, obrigado”. Então, façamos o seguinte: quem achar que isso é verdade, vá ao HGR atrás de atendimento, ou tente fazer uma simples cirurgia eletiva. Ou, então, vá à maternidade de lona dar à luz, fazer uma cesária.
Digo mais: que procure, então, qualquer hospital da rede estadual de Saúde, na Capital ou interior de Roraima. Mas logo adianto aos amigos leitores que o atendimento é precário, sem médicos, sem cirurgias e sem medicação, com leitos abandonados.
Pior. Os hospitais do Estado, principalmente o HGR, o maior de todos, cai aos pedaços e pinga até sangue do forro – cena macabra, digna de filme de terror. Quando chove, escorre água mais dentro do que fora do HGR. E olha que o superfaturado Bloco E do Hospital foi inaugurado este ano e custou mais de R$ 40 milhões.
Maternidade de lona
Na maternidade de lona, alugada pela Sesau por R$ 13 milhões até o próximo ano, a situação é bem pior. As mães dão à luz debaixo de tendas improvisadas, com a água batendo na canela toda vez que chove. O ambiente é insalubre.
E seu Antônio, tenta enganar o povo, mostrando na sua desesperada propaganda política uma Saúde moderna e de qualidade, com hospitais equipados e profissionais felizes da vida, muito bem remunerados. Tudo mentira, e mentira “cabeluda”.
Não é à toa que o MP de Roraima vive batendo na porta da Sesau, que virou alvo de denúncias sobre corrupção e de desvio de dinheiro público, dinheiro que deveria ser usado para melhorar o atendimento nos hospitais e assim salvar vidas, mas o que vemos hoje é uma verdadeira ‘carnificina’ na rede pública de Saúde. Milhares já morreram e se nada mudar, nosso povo vai continuar morrendo, enquanto Denarium mostra em suas propagandas políticas uma Saúde de 1° Mundo.
Insegurança
Por outro lado, na área da Segurança Pública, seu Antônio mostra viaturas novas, crianças sorrindo e policiais bem armados. Contudo, o sentimento de insegurança só aumentou e o crime organizado “pinta e borda” na capital e interior do estado. Duvida? Então, ao anoitecer, pegue uma cadeira e ponha na frente de sua casa para apreciar o movimento. Duvido.
Hoje, tamanha a criminalidade, há uma inversão de valores em Roraima: o bandido anda solto pela rua, enquanto o cidadão tem que se prender em casa para não se tornar vítima. Essa é a nossa triste realidade.
Outra mentira cabeluda de seu Antônio. Ele fala em sua propaganda política que os índices de violência caíram em Roraima. Papo furado. O Anuário Nacional da Violência mostra justamente o contrário. A criminalidade aumentou em Roraima em todas as áreas. E seu Antônio vem com esse papinho besta, tentando nos enganar. Tá, cheiroso!
Não duvido
Só falta agora, na sua próxima propaganda política, o candidato mostrar escolas novinhas, alunos merendando, bem como transporte escolar na porta de casa. E, por fim, mostrar ainda nossas vicinais pavimentadas, um “tapete”, com pequenos agricultores, felizes da vida, escoando suas produções. Eu é que não duvido.
Sinceramente, é muita cara de pau. Denarium acha que nos engana com sua propaganda política.
Álvares dos Anjos – cronista.