Os marqueteiros de Antônio Denarium acham mesmo que enganam o povo com peças publicitárias mentirosas. Primeiro, eles divulgaram que houve redução da criminalidade em Roraima, mas logo o Anuário da Violência Nacional publicou dados e desmentiu toda a lorota propagada pela equipe de marketing do governo.
Ao contrário do que divulgaram os bem pagos marqueteiros, os números da violência dispararam no governo de Denarium. Houve aumento em crimes hediondos, violentos, contra mulher, contra o público LGBT, estupros, crianças e por aí vai, lamentavelmente.
Roraima é hoje um dos estados mais violentos do Brasil, mas o governador e seus marqueteiros tentam nos induzir a acreditar que vivemos na Suécia, o país mais desenvolvido e seguro do mundo. Acho que vossa excelência virou uma “Alice no país das maravilhas”, só pode.
A violência bate na porta dos cidadãos roraimenses. O crime organizado samba na cabeça da Segurança Pública. O intenso tráfico de drogas já é uma triste realidade tanto na capital quanto no interior do estado. As “bocas” pipocam na “BV City” e os traficantes cada vez mais recrutam nossos jovens, sem expectativa de emprego e renda.
Dona Maria, uma idosa que mora no Pintolândia, na Zona Oeste, agora reclama que não pode mais sentar-se à porta de casa porque os assaltantes andam a qualquer hora do dia pelas ruas, fazendo vítimas e reféns. Os furtos e arrombamentos também aumentaram.
A verdade é que Roraima nunca viveu um sentimento tão grande de insegurança como hoje. E não faltam denúncias de empreendedores ou famílias desesperadas, vítimas do crime.
Um caso recente, ocorrido neste final de semana, mostra o quanto os criminosos pintam e bordam na capital. Uma loja no bairro Asa Branca, na zona Oeste, foi alvo dos bandidos duas vezes na mesma noite. Como resultado, levaram o que puderam carregar.
Então, pergunto: cadê a Polícia nas ruas, vossa excelência? Cadê o combate à criminalidade tão divulgado pelo governo? Cadê os investimentos milionários na Segurança Pública, seu Antônio?
Sentimento de insegurança
A Polícia na rua só existe na propaganda e na cabeça de Denarium, pois a população está cada vez mais a mercê da bandidagem, por isso que os números da violência só aumentam.
Portanto, vossa excelência, não adianta gastar milhões com propagandas enganosas, pois a dona Maria, como tantas outras, hoje não pode mais sentar-se à porta de casa, como fazia antes, pois, como já dissemos, os criminosos atacam a qualquer hora do dia.
A verdade é que o sentimento de insegurança nasce da realidade vivida pelo povo. Vivemos hoje uma inversão de valores em Roraima: o cidadão de bem tem que se trancar em casa porque o bandido anda livre pelas ruas. E cadê a Polícia, seu Antônio?
Álvares dos Anjos – cronista.