Cultura

Dia dos Povos Indígenas: liderada por Davi Kopenawa, Hutukara Associação Yanomami lança novo site em Roraima

Neste dia 19 de abril, Dia Nacional dos Povos Indígenas, a Hutukara Associação Yanomami (HAY) lança o novo site da organização. A associação é presidida pelo xamã e liderança política, Davi Kopenawa Yanomami.

A data comemora a diversidade cultural, ancestralidade, preservação da história, luta pelos direitos e resistência contra todas as formas de violência, preconceito e discriminação. A HAY representa os povos Yanomami e Ye’kwana.

O novo layout traz sete sessões onde o público pode encontrar quem são os povos Yanomami e Ye’kwana, quem é a Hutukara e as principais linhas de trabalho, além de mapas com localização do território, delimitação, comunidades, áreas afetadas pelo garimpo e ainda conhecer quem são as lideranças que estão à frente da HAY.

Conforme o vice-presidente da HAY, Dário Vitorio Kopenawa, a nova página é uma ferramenta fundamental para dar visibilidade aos trabalhos da associação, que completa 20 anos em novembro.

“Importante para mostrar o trabalho da Hutukara, principalmente para os não indígenas para olhar, conhecer e respeitar. É o fruto do nosso trabalho. Estudantes, autoridades, acadêmicos, pesquisadores vão conhecer as atividades que estamos promovendo, os nossos compromissos e prioridades. Mostrar para a sociedade o trabalho que a Hutukara vem fazendo há muito tempo”, destacou.

Atividades realizadas pela associação

Ações de proteção territorial, produtos da floresta e governança institucional estão entre as linhas de trabalho da HAY. Diante da invasão do garimpo, uma das principais ações da Hutukara tem sido a implantação de atividades de proteção ao território.

Ano passado jovens Yanomami e Ye’kwana, que vivem nas calhas do Rio Uraricoera, regiões mais afetadas pela mineração ilegal, participaram de oficinas de operadores de drones, com o objetivo de mapear e registrar a presença dos invasores, nessa mesma linha foi instalado o sistema de alerta na Terra Yanomami, que registra e denuncia situações vulneráveis de saúde, ambiental e territorial.

Terra Indígena Yanomami

Localizada ao extremo Norte do Brasil, fronteira com a Venezuela, a Terra Indígena Yanomami é a maior do Brasil. Atualmente o território conta com mais de nove milhões de hectares e com uma população de cerca de 32 mil habitantes, entre os povos Yanomami e Ye’kwana.

De acordo com o diretor-financeiro da HAY, Maurício Ye’kwana, nascido na comunidade Fuduwaaduinha, na região de Auaris, ele atua na Hutukara desde 2008.

“Credibilidade e facilidade nas informações, o site é um grande avanço de um novo momento para a Hutukara. Como representante do povo Ye’kwana, acredito que esse trabalho da comunicação vai facilitar as nossas ações junto a outras associações indígenas, parceiros e apoiadores”, declarou. 

O site traz galerias de fotos e vídeos dos principais acontecimentos da associação, bem como conexões com as redes sociais da Hutukara o Instagram, Facebook e Youtube, que traz as principais notícias e ações cotidianas realizadas.

“A Terra Yanomami completou 30 anos, a Hutukara vai fazer 20 anos esse ano e tudo isso fica e vai ficar registrado no nosso site. Uma rede de comunicação muito grande para colocarmos a nossa história de luta e de conquista, de conhecimento da tradição e cultura, resistência, xamanismo, línguas. Uma conquista não somente nossa, mas de todos os povos indígenas do Brasil”, finaliza Kopenawa.

O layout do site é de responsabilidade da artista Raquel Uendi, que já realiza trabalhos junto aos povos indígenas. Ela é responsável também pelo site da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIRN).

O projeto para a construção do site faz parte das estratégias de comunicação para o fortalecimento institucional da Hutukara que tem como principal financiador a Nia Tero, organização não governamental internacional, que trabalha em solidariedade, valorizando culturas, direitos e meios de subsistência dos povos indígenas em várias parte do mundo.

Fonte: Da Redação

Ian Vitor Freitas

Recent Posts

Servidores da União vão reforçar atendimento aos Yanomami

Governo Federal abriu processo seletivo com 68 vagas para servidores reforçarem o atendimento aos indígenas

9 horas ago

Sicredi abre terceira agência em Boa Vista e passa de 9 mil associados

Nova unidade está localizada na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, na Zona Norte da capital

11 horas ago

Empreendedores e produtores rurais de Roraima participam de missão empresarial internacional na Guiana

De acordo com o Sebrae-RR, objetivo é facilitar a interação direta com interessados no setor…

12 horas ago

Maio Amarelo: Blitz Educativa leva mensagem por um trânsito mais seguro aos condutores de veículos em Boa Vista

Ação ocorreu nesta quinta-feira (16), no Centro Cívico de Boa Vista

13 horas ago

Por falta de solução da Caer, moradores do bairro Alvorada tentam desentupir rede de esgotamento por conta própria

Entupimento causa mau cheiro, que acaba atraindo moscas e tapurus às casas

14 horas ago

Mirante Edileusa Lóz em Boa Vista, tem novo horário para visitação

Reserva dos bilhetes segue pela internet. Selvinha Amazônica também passa a funcionar de quarta-feira a…

16 horas ago