Economia

Cerca de 900 toneladas de alimentos são descartadas em aterro sanitário de Boa Vista após restrição de exportação na Venezuela; veja vídeo

Empresários de Roraima iniciaram o descarte de 900 toneladas de alimentos no aterro sanitário de Boa Vista na manhã desta sexta-feira (16).

Os produtos estavam armazenados à espera de liberação para entrada na Venezuela, no entanto acabaram perdendo a validade. Dessa forma, ficaram impróprios para uso.

Cerca de 5 carretas carregadas com os gêneros alimentícios chegaram ao aterro na manhã de hoje. Confira as imagens do momento:

Imagens: Caio Araújo

Na manhã de hoje, o descarte foi de 140 toneladas de alimentos. Desse modo, cada carreta continha aproximadamente de 28 toneladas.

De acordo com informações, o descarte continuará neste sábado (17). Com resultado, chegará ao total de 900 toneladas.

Distribuição

Na manhã de hoje, uma empresa distribuiu 60 toneladas de salsichas para pessoas carentes na Praça do Centro Cívico em Boa Vista. Cada pessoa recebeu 5 quilos do produto.

A entrega começou por volta das 10h. Contudo, centenas de pessoas formavam filas no local desde as primeiras horas da manhã.

Protesto

A iniciativa ocorre em protesto à restrição da entrada de alimentos brasileiros na Venezuela. A situação se arrasta desde janeiro deste ano. O primeiro produto ‘boicotado’ foi a salsicha.

O deputado estadual Idazio da Perfil (MDB) relatou o problema em entrevista à Rádio FM 93, junto ao empresário Alan Oliveira, no dia 12 de junho. O parlamentar compõe a Comissão de Relações Fronteiriças, Mercosul, de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR).

No dia 14 do corrente mês, empresários doaram 28,6 toneladas de alimentos em Pacaraima como forma de manifestação. Migrantes venezuelanos fizeram fila para receber os produtos.

Conforme os empresários, estima-se que o prejuízo às empresas já passou de R$ 20 milhões e pode chegar a R$ 45 milhões caso a exportação não seja liberada.

Fonte: Da Redação

Rosi Martins

Recent Posts

Sebrae treina agentes locais de inovação para uso de inteligência artificial nos pequenos negócios

Além do conhecimento técnico, a inteligência artificial passa a ser uma ferramenta importante para apoiar…

5 horas ago

Hospital de Caracaraí retoma cirurgias após 11 anos com centro cirúrgico recuperado

Unidade vai ter capacidade para realizar entre 25 e 30 procedimentos por semana. Medida também…

6 horas ago

Convenção: MDB lança Teresa ao Senado e Romero à Câmara Federal

O partido também confirmou 9 candidatos a deputado federal e 25 a deputado estadual, entre…

6 horas ago

Prouni 2026: divulgado resultado de nova chamada para o 2º semestre

Prazo para comprovar inscrição vai até o dia 14 de agosto

6 horas ago

SUS amplia teleatendimentos para pessoas com vícios em jogos e apostas

Serviço assegura atendimento remoto e sigiloso, além de ampliar o acesso ao cuidado em saúde…

7 horas ago