Desafio Liga Jovem: Sebrae Roraima sedia lançamento de 2ª edição da maior competição de empreendedorismo tecnológico nas escolas do Brasil

Evento acontece nesta segunda-feira (1º), das 10h às 12h, na sede do Sebrae em Boa Vista

Desafio Liga Jovem: Sebrae Roraima sedia lançamento de 2ª edição da maior competição de empreendedorismo tecnológico nas escolas do Brasil
Fachada do Sebrae-RR/ – Foto: Arquivo/Roraima em Tempo

O Sebrae Roraima vai sediar, nesta segunda-feira (1º), o lançamento estadual da 2ª edição do Desafio Liga Jovem, a maior competição de empreendedorismo tecnológico nas escolas do Brasil. O evento acontece das 10h às 12h, na Av. Major Wiliams, nº 680, bairro São Pedro, em Boa Vista.

Neste ano, o objetivo do Desafio Liga Jovem é estimular ainda mais jovens a criarem soluções inovadoras para problemas do seu entorno. São 4 categorias (8º e 9º ano do Ensino Fundamental; Ensino Médio; Educação Profissional (Técnico) e, por fim, Educação Superior (Graduação e Tecnólogo).

A ampliação da iniciativa permitirá compreender como os estudantes de todo o país percebem e lidam com as questões sociais de suas comunidades por meio do empreendedorismo tecnológico.

Inscrições

As inscrições são gratuitas e estão disponíveis, até 7 de junho, no site www.desafioligajovem.com.br. Nesse endereço eletrônico também pode ser acessado o regulamento da competição.

Na primeira edição, os mais de 5 mil estudantes inscritos apresentaram um panorama dos temas mais impactantes em seu cotidiano. Educação, Meio Ambiente, Acesso a Serviços, Saúde Mental e Saúde em Geral são os 5 problemas sociais mais apontados nos projetos desenvolvidos em 2023.

Etapas da competição

O Desafio Liga Jovem contará com cinco etapas: Esquenta nas Redes, Virada Empreendedora, Estadual, Regional e Nacional.

O Esquenta nas Redes é uma campanha de engajamento, que acontecerá ao longo do período de inscrições, com diversas missões, valendo, assim, prêmios para estudantes, orientadores e escolas. Entre os prêmios estão celulares, smartwatches, bem como vale compras. Esta etapa é opcional e não conta pontos para o Desafio Liga Jovem.

A Virada Empreendedora será uma maratona de conteúdo sobre Inovação, Tecnologia e Metodologias Ativas para apoiar os estudantes no aprimoramento de suas competências empreendedoras e, além disso, dar suporte às equipes no desenvolvimento de seus projetos. Então após a virada, as equipes devem gravar um vídeo de até 5 minutos, apresentando o projeto elaborado. Dessa forma, os 24 melhores projetos de cada Estado passarão para a etapa Estadual.

Na etapa Estadual, as equipes selecionadas apresentarão seus projetos, de forma on-line, para uma banca de jurados. Serão 4 bancas por Estado, para definir a equipe vencedora de cada categoria, cujos integrantes receberão vale compras no valor de R$ 500,00. Em seguida, essas equipes vão para a etapa Regional.

Etapa regional e nacional

Na etapa Regional, os vencedores de cada Estado apresentarão seus projetos para uma nova banca de jurados, também de maneira remota. A melhor equipe de cada categoria ganhará uma viagem para participar presencialmente da etapa Final, além de um celular de última geração para cada participante e para o orientador.

A etapa Nacional ou Missão Técnica Nacional contará com a participação de 20 equipes e acontecerá em uma das capitais tecnológicas do Brasil. As cinco equipes de cada categoria irão apresentar pitches para uma banca de jurados, de forma presencial, tendo a oportunidade de destacar o potencial de seus projetos.

Os projetos serão avaliados com base em cinco critérios: Entendimento do Público-Alvo, Criatividade e Inovação, Impacto no Dia a Dia da Comunidade, Sustentabilidade Financeira e Protótipo.

A equipe vencedora ganhará uma Missão Internacional de até 10 dias, além de um notebook para cada um dos participantes e para o professor orientador. No segundo lugar, cada participante da equipe e seu professor orientador receberão um smartwatch. No terceiro lugar, cada participante da equipe e seu professor orientador receberão um tablet.

Confira a programação

  • 10h às 10h30 – Abertura e boas-vindas
  • 10h30 às 11h- Apresentação da 2ª Edição do Desafio Liga Jovem (Gustavo Ferreira – Instrutor do Desafio Liga Jovem)
  • 11h às 11h15 – Dúvidas
  • 11h15 às 12h – Espaço para entrevistas da imprensa e comunicadores e brunch de encerramento
  • 11h30 às 12h – Brunch de encerramento para o público geral

Fonte: Da Redação

0
Would love your thoughts, please comment.x