UFRR oferta vagas para mestrado em Educação

Seleção é formada por etapa com prova escrita de conhecimentos na área,, avaliação do projeto de pesquisa e análise de currículo

UFRR oferta vagas para mestrado em Educação
Universidade Federal de Roraima/Foto: Arquivo/Roraima em Tempo

A Universidade Federal de Roraima (UFRR) está ofertando 18 vagas para o curso de mestrado em educação. O processo seletivo visa preencher vagas que terão ingresso no segundo semestre de 2024.

O período de inscrições inicia nesta sexta-feira (15) e segue até o dia 12 de abril exclusivamente pelo portal Sigaa da UFRR.

A taxa de inscrição para a seleção de candidatos ao Mestrado em Educação PPGE/UFRR será no valor de R$ 150.

No ato da inscrição é importante anexar com o formulário: comprovante de pagamento da taxa de inscrição, foto 3×4, cópia do diploma de graduação. Ou documento equivalente reconhecido pela instância competente comprovando a conclusão do curso superior. Cópia do histórico escolar do curso de graduação, cópia da certidão de nascimento ou casamento; cópias de RG e CPF.

Do mesmo modo, a seleção é formada por três etapas. Prova escrita dissertativa de conhecimentos na área de educação, avaliação do projeto de pesquisa e análise de currículo.

Assim, o resultado final será divulgado no dia 12 de julho. As informações de todas as etapas do processo seletivo serão divulgadas conforme cronograma do Edital, por meio da publicação no link da inscrição no SIGAA e na página do Programa de Pós- Graduação em Educação por meio do link.

Sobre o curso de Mestrado em Educação

Com duração de 24 meses, o curso tem o objetivo de formar professores pesquisadores e produzir conhecimento no campo da educação voltada para as características sociais, econômicas, históricas e culturais que fazem parte da realidade amazônica e transfronteiriça. As aulas acontecerão no período diurno no prédio do CEDUC no Campus Paricarana da UFRR.n

Nesse sentido, a coordenadora do PPGE/UFRR, professora doutora Cinara Rechico Barberena destaca que o mestrado vem como uma forma de fortalecer a área da educação contribuindo com pesquisas e formação de profissionais em Roraima e na região Norte.

“É voltado para os professores, mas também demais profissionais interessados em discutir a área da educação. Nosso maior público são os professores que vem da rede municipal, estadual, instituto federal e faculdades particulares, mas temos pessoas que vem de outros cursos que não são da licenciatura e contribuem com a pesquisas em suas áreas de origem em união com o campo da educação”, afirma a coordenadora.

Por fim, a área de Concentração do mestrado é “Educação e Formação de Professores” com duas linhas de pesquisa. A Linha 1- “Formação de Professores e Práticas Educativas” investiga a formação de professores e as práticas educativas e tem como eixos condutores a reflexão sobre a realidade educacional e pedagógica para a construção epistêmica da prática docente. A Linha 2- “Educação e Processos Inclusivos” investiga a educação como práticas e saberes pedagógicos, sociolinguísticos, culturais, históricos e sociais inscritos em diferentes processos inclusivos.

Fonte: Da Redação

Veja também

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x