Unidades de ensino de Roraima têm até amanhã para inscrever experiências inspiradoras de educação em tempo integral

Treze municípios roraimenses podem se inscrever na seleção, que busca mapear boas práticas das redes públicas de ensino na oferta de educação integral

Unidades de ensino de Roraima têm até amanhã para inscrever experiências inspiradoras de educação em tempo integral
Escola em tempo Integral – Foto: Divulgação/MEC

As redes de ensino do estado de Roraima têm até domingo, 1º de junho, para inscreverem experiências inspiradoras de gestão e projetos pedagógicos de educação em tempo integral. O Ministério da Educação (MEC), e a Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), selecionará práticas inspiradoras desenvolvidas em todo o Brasil.

A iniciativa faz parte do Programa Escola em Tempo Integral e foca na criação de matrículas em tempo integral em todas as etapas da educação básica. As inscrições serão por meio do site Educação Integral – Experiências Inspiradoras.  

Critérios para avaliação dos projetos

A seleção tem como objetivo identificar, mapear e principalmente, divulgar experiências inspiradoras de gestão pública e projetos pedagógicos de educação integral em tempo integral. Visando ampliar a oferta de educação em tempo integral em pelo menos 50% das escolas públicas do Brasil e 25% dos estudantes da educação básica.  Os critérios e outras informações da chamada pública para a seleção de experiências inspiradoras estão no Edital nº 2/2025.

De acordo com o edital, as experiências deverão contemplar creches e escolas com oferta de educação em tempo integral, incluindo todas as modalidades de ensino. Do mesmo modo, representantes das secretarias de educação municipais e estaduais também podem inscrever boas práticas de gestão das redes de ensino.  

Logo após a inscrição, o envio das experiências será exclusivamente via internet, utilizando o Roteiro de Relato, disponível no Anexo 1 do edital, e devem estar relacionadas a um dos seis eixos estabelecidos no edital. São eles:

  • Gestão Democrática e Participação Social;
  • Currículo Integrado e Práticas Pedagógicas;
  • Territórios, Culturas e Saberes;
  • Diversidade, Inclusão e Equidade;
  • Gestão Administrativa, Financeira e Pedagógica;
  • Intersetorialidade e Articulação em Rede; 

Etapas da seleção dos projetos

 A seleção se divide em sete etapas: pré-seleção das propostas; análise; classificação; decisão preliminar; etapa de recurso, se cabível; decisão final e divulgação dos resultados.

Dessa forma, análise passa por uma análise de uma comissão de profissionais da educação e pesquisadores com experiência em gestão e projetos pedagógicos de educação integral em tempo integral.

Essa comissão é composta pelo grupo Territórios, Educação Integral e Cidadania (Teia). O Grupo representa a UFMG na parceria, e pela Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC. Por fim, o resultado da seleção das experiências inspiradoras terá a divulgação no portal do MEC dia 27 de junho.  

Escola em Tempo Integral 

O programa fomenta a criação de matrículas em tempo integral (igual ou superior a 7h diárias ou 35h semanais) em todas as etapas e as modalidades da educação básica. Portanto, a medida proporciona a ampliação da jornada de tempo na perspectiva da educação integral e a priorização das escolas que atendem estudantes em situação de maior vulnerabilidade socioeconômica.

O governo federal fornece assistência técnica e financeira considerando propostas pedagógicas alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).   

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