Transtornos psicológicos motivados pela vida profissional

Estudos indicam que um percentual cada vez mais significativo da população mundial sofre de transtornos psicológicos, sendo que em pessoas que estão ativas no mercado de trabalho, estes transtornos têm sido significantes por prejudicar toda a cadeia laboral. As doenças da mente relacionadas ao ambiente de trabalho vêm ganhando mais atenção por parte dos profissionais […]

Transtornos psicológicos motivados pela vida profissional

Estudos indicam que um percentual cada vez mais significativo da população mundial sofre de transtornos psicológicos, sendo que em pessoas que estão ativas no mercado de trabalho, estes transtornos têm sido significantes por prejudicar toda a cadeia laboral. As doenças da mente relacionadas ao ambiente de trabalho vêm ganhando mais atenção por parte dos profissionais da Psicologia, por estas trazerem mais impactos para o dia a dia das pessoas e das empresas.

Entre prejuízos listados estão: o clima organizacional, a queda de produtividade com resultados insuficientes para as metas de cada empresa, dificuldades dos profissionais se destacarem e crescerem profissionalmente. Infelizmente, ainda existem muitas empresas que negligenciam com a saúde mental dos seus colaboradores

Iremos discorrer rapidamente sobre as principais doenças da mente relacionadas ao trabalho. Existem diversos transtornos que podem ser relacionados ao ambiente profissional, os que mais causam impactos negativos são: depressão, estresse ocupacional, Síndrome de Burnout, ansiedade e síndrome do pânico.

Dados oficiais relatam que a depressão atinge cerca de 12 milhões de brasileiros por ano. Segundo a Organização Mundial da Saúde-OMS, o Brasil é o país da América Latina com os maiores índices de depressão na população, afetando cerca de 5,8% dos habitantes. A depressão vem liderando no quesito afastamento do ambiente de trabalho.

O estresse ocupacional também vem despontando como um dos transtornos mais comuns em trabalhadores. Segundo pesquisas, a motivação desta doença, pode estar relacionada a quantidade exagerada de demandas para equipes cada vez mais enxutas. Os dados indicam que a sua incidência é maior do que a depressão, onde afeta cerca de 70% dos brasileiros.

Outra doença relacionada ao trabalho devido as cobranças em excesso é a Síndrome de Burnout. Quando o nível de estresse ocupacional atinge um alto grau, as pessoas tendem a ficar exaustas mentalmente e fisicamente. A Síndrome de Burnout se caracteriza por essa sensação de estar completamente exaurido e incapacitado para realizar qualquer atividade profissional, já que o estresse se torna crônico. Os dados são alarmantes, pois segundo as pesquisas, esta doença atinge 20 milhões de trabalhadores no Brasil, ou seja, um em cada cinco profissionais.

A ansiedade está associada à depressão e também tem causado prejuízos as empresas, devido a necessidade de afastamento dos trabalhadores acometidos por ela. Especialistas informam que há uma série de razões pelas quais uma pessoa pode passar a ter um Transtorno de Ansiedade, porém, o impacto que um ambiente de trabalho tóxico é um fator preponderante para que a condição se manifeste.

No total 9,3% da população brasileira sofre de ansiedade, sendo que nas mulheres é bem mais impactante, atingindo cerca de 7,7% delas, já nos homens a taxa é de 3,6%. Quando se fala em ansiedade no trabalho, as causas podem ser prazos curtos, metas inatingíveis e a necessidade constante de demonstrar resultados.

Por fim a Síndrome do Pânico, a qual provoca crises agudas e inesperadas, que misturam sentimentos de desespero e medo e, pode se associar a sintomas físicos, como falta de ar e dor no peito, levando ao medo de se estar diante de um ataque cardíaco, também tem trazido prejuízos para as empresas e seus colaboradores. Embora tenha fatores genéticos envolvidos, o pânico também pode surgir em função de situações de trabalho que se repetem, acumulando situações de ansiedade e estresse ocupacional constantes.

Em geral os prejuízos derivados das doenças mentais no trabalho são diversos, podendo se destacar: o péssimo clima organizacional; longos períodos de afastamento; Absenteísmo (se caracteriza pela perda de foco do colaborador no ambiente de trabalho); e, queda de produtividade.

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x