Polícia

Delegados são convocados para oitivas do caso Romano dos Anjos

O Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) convocou dois delegados para as oitivas do caso Romano dos Anjos. O juiz responsável pelo caso vai ouvi-los no dia 12 de dezembro.

De acordo com a convocação, a audiência de instrução de julgamento dos delegados ocorrerá na 1ª Vara Criminal, no bairro Caranã.

Um dos delegados convocados é João Luiz Evangelista, que conduziu as investigações e liderou a força-tarefa que a Delegacia Geral criou para o caso.

O segundo delegado trata-se de Herbert Amorim Cardoso. Ele foi o responsável por instituir a força-tarefa no dia 13 de novembro de 2020, quando comanda a Polícia Civil de Roraima (PCRR).

Conforme documento obtido e publicado com exclusividade pelo Roraima em Tempo em setembro de 2021, Herbert atrapalhou a investigação da força-tarefa.

O inquérito mostra que, no dia 25 de novembro daquele ano, o delegado Herbert Amorim enviou uma mensagem pelo WhatsApp para o então secretário da Segurança Pública (Sesp), Edison Prola.

Na manhã seguinte, Prola recebeu Herbert e Eduardo Wayner, que atuava como adjunto na PCRR. Na ocasião, eles pediram ajuda ao secretário para tirar o delegado João Evangelista do comando da força-tarefa.

“Conforme a apuração, a cúpula da Polícia Civil [Herbert e Wayner] reuniu-se com o coronel Edison Prola para solicitar adesão política com a finalidade de modificar a equipe de investigação e, assim, atrapalhar o inquérito”, diz trecho do inquérito.

O documento relata ainda que, no encontro, os chefes da Polícia Civil levaram um “recado” do então presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jalser Renier (SD).

Herbert afirmou então que Jalser Renier havia dito que: “se a investigação continuar, vai morrer gente”. A informação foi confirmada em depoimento pelo próprio secretário Edison Prola.

Em março de 2021, Herbert concedeu entrevista à Rádio 93 FM, onde, questionado se tinha atuado para interferir nas investigações, ele que era “estranho as pessoas alegarem isso”.

Mudança de estratégia

Sem obter êxito com o pedido feito a Edison Prola, o delegado Herbert Amorim resolveu fazer mudanças no quadro da força-tarefa. Dessa forma, ele editou a portaria que a criou.

Amorim alterou a formação da equipe e inseriu novos policiais. Além disso, atribuiu a coordenação dos trabalhos de investigação a outras duas delegadas.

“[…] e, mais, determinou que a investigação continuasse de forma cumulativa com os trabalhos ordinários da unidade de lotação de cada membro da equipe, inclusive deste signatário, conforme se observa na imagem parcial do documento”, cita em documento o delegado João Luiz Evangelista.

O então delegado-geral também removeu alguns investigadores das respectivas unidades policiais, dificultando, assim, a produção de diligências.

Conforme o documento, Evangelista informou a Herbert que não havia necessidade de novos membros na apuração do crime. Argumentou também sobre prejuízo que a mudança causaria nas atividades dos agentes.

No dia 8 de janeiro de 2021, a força-tarefa enviou memorando ao delegado-geral, no qual solicitou a revogação da portaria que oficializou as mudanças.

Já no dia 28 do mesmo mês, o delegado João Evangelista informou a redução das diligências investigativas.

Só em março de 2021, depois de inúmeros alertas de Evangelista, a Polícia Civil revogou a portaria, após prejudicar o trabalho de apuração do caso.

Fonte: Da Redação

Rosi Martins

View Comments

Recent Posts

Polícia Civil investiga atuação de milícia em crimes por disputas agrárias em RR

Em coletiva à imprensa, Civil disse que existem suspeitas de que crimes que envolvem disputas…

3 horas ago

Boa Vista terá novo cronograma de coleta de lixo doméstico a partir de sexta-feira, 17

Mudanças ocorrem para atender com mais eficiência setores onde a produção de lixo é acentuada…

3 horas ago

Assembleia apresenta Projeto de Lei que inclui plano de aplicação de empréstimo de R$ 805 milhões

A lei que autorizou o empréstimo, e que foi sancionada pelo governador Antonio Denarium em…

5 horas ago

Integrantes do projeto Cabelos de Prata em Boa Vista, participam de palestras de prevenção a fraudes e golpes virtuais

Assim como as demais faixas etárias, a terceira idade está ainda mais conectada, por isso a…

6 horas ago

Cinco integrantes de facção criminosa são presos suspeitos de matar jovem com golpes de foice em Alto Alegre

Crime ocorreu no dia 7 de janeiro. A vítima, Joanatan Lima Sampaio Torres, de 25…

7 horas ago