
A Polícia Federal (PF) e a Receita Federal deflagraram uma operação na quinta-feira, 26, para combater os crimes de contrabando e descaminho de produtos importados da Guiana. A operação reforça os esforços das autoridades federais no controle de mercadorias irregulares na fronteira de Roraima.
Durante a fiscalização, os agentes identificaram irregularidades em uma loja especializada na venda de motos elétricas. O estabelecimento, que já havia sido alvo de ações anteriores, foi novamente flagrado comercializando produtos sem o devido recolhimento de impostos de importação, prática caracterizada como descaminho.
Resultado da operação da Polícia
Como resultado da operação da Polícia Federal e parceria, a equipe prendeu em flagrante duas pessoas. Além disso, ocorreu a apreensão de diversos materiais pelos agentes, que seguem analisando a origem e a legalidade das mercadorias.
Vale lembrar que o crime de descaminho, está previsto no artigo 334 do Código Penal. Ele consiste na entrada de mercadorias no país sem o pagamento dos tributos devidos. A pena pode chegar a quatro anos de prisão, além de multa.
Fonte: Da Redação