Candidato a ministro do TCU, Jhonatan de Jesus entra na mira de indígenas

Os Yanomami acusam o deputado federal de indicar responsáveis por saúde indígena em Roraima; político tem apoio do PT

Candidato a ministro do TCU, Jhonatan de Jesus entra na mira de indígenas
Deputado federal, Jhonatan de Jesus (Republicanos) – Foto: Reprodução/Facebook

Candidato de Arthur Lira (PP) ao Tribunal de Contas da União (TCU), o deputado federal Jhonatan de Jesus (Republicanos) entrou na mira de indígenas por suposto envolvimento na crise humanitária.

Os três últimos gestores do Distrito de Saúde Especial Indígena Yanomami (Dsei-Y) foram indicações da família de Jhonatan de Jesus, que integrava a base de Jair Bolsonaro (PL). Nesta terça-feira (31), o PT declarou apoio ao candidato para o TCU, em acordo pela reeleição de Lira.

“Acho importante destacar esse fato, porque quando chegar ao TCU não tem volta. Não posso afirmar a relação [de Jonathan com os problemas de garimpo e desvio da saúde], mas é preocupante que não tenha uma investigação clara. Não se pode colocar uma pessoa que está dentro do cargo para investigar [questões que são de seu interesse]. […] Sou favorável que tenha uma investigação para ver se há ligação direta.”, afirmou a jornalista e ativista do povo indígena Wapichana Ariene Susui ao Correio Braziliense. 

Procurada nesta quarta-feira (1º), a assessoria do parlamentar respondeu que seria difícil se pronunciar sobre o caso por causa da posse no Congresso.

Fonte: O Antagonista

Veja também

Comentários

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Paulo Cesar Freitas farias

Este deputado Jhonatan de Jesus e seu pai é um dos genocidas do estado de Roraima que juntos com o ex-presidente planejaram e executaram este plano malifico em que o povo yanomami encontra-se, porque os dois últimos coordenadores do dsei-yanomami foram designados pelos dois parlamentares e com isso os desvios de remédios e verbas destinadas aos yanomamis foram desviadas , os dois tem que serem investigados e a candidatura do deputado ao TCU barrada.

1
0
Would love your thoughts, please comment.x