Política

CPI da Grilagem: deputados pedem na Justiça condução coercitiva de mais quatro testemunhas que não compareceram na oitiva da Assembleia

Os deputados da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Grilagem de Terras da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), vai pedir na Justiça, a condução coercitiva de mais quatro testemunhas que não compareceram na oitiva desta quarta-feira, 26.

De acordo com o deputado, Jorge Everton, houve a intimação para que Jairo de Lima, Ricardo Rodrigues, Larissa Rodrigues e Luís Sebastião comparecessem. Além deles, também ocorreu a intimação de Washigton Pereira. Contudo, dos cinco, apenas Pereira compareceu. O parlamentar classificou a ausência como uma atitude que atrapalha as investigações.

De acordo com o entendimento do relator, não tem como ouvir de forma separada para que eles não se comuniquem e troquem informações que atrapalhem a investigação. Vamos deliberar para que a gente dispense o senhor Washigton e que ocorra a solicitação judicial de condução coercitiva dos que não vieram […] eles estão atuando para atrapalhar o andamento dos trabalhos da CPI”, explicou.

Ligação com o Governo

Sendo assim, os deputados votaram e aprovaram a solicitação judicial. É que os investigados que seriam ouvidos nesta quarta-feira, dia 26, de acordo com Jorge Everton, tem ligação com o governador de Roraima, Antonio Denarium.

“Existem irregularidades gritantes e antecipo que pessoas ligadas diretamente ao governador Antonio Denarium estão sendo alvos da investigação. Esse núcleo de hoje, é parte de um grupo ligado diretamente ao governador […] precisamos de esclarecimentos”, disse.

Deputados detalham as investigações

Do mesmo modo, deputado Renato Silva, expôs que uma das testemunhas possui um patrimônio que não condiz com a realidade.

“Essa segunda etapa entra em um nível de grilagem altíssimo com apoio estatal e conluio com o Iteraima. Hoje, os intimados não compareceram na CPI, como Jairo que tem correlacionado com seu nome e familiares um total de área de mais de 5 mil hectares […] Nem o seu padrão de vida que ele declara, tem como comprovar tamanho patrimônio.  Estamos aqui, falando de terras que chegam a R$ 30 milhões”, disse.

Além disso, Renato lamentou a ausência das testemunhas. “E as testemunhas que poderiam está aqui hoje para esclarecer o ponto de vista delas, perderam a oportunidade de está aqui para se defender, pois já temos os documentos necessários para dar continuidade no processo” ressaltou.

Entenda

Compõe a CPI os deputados Jorge Everton (União), como presidente; Armando Neto (PL), vice-presidente; Renato Silva (Podemos), relator; e os membros Marcinho Belota (PRTB), Chico Mozart (PRTB), Neto Loureiro (PMB) e, por fim, o presidente da ALE-RR, Soldado Sampaio (Republicanos).

Como resultado, a criação da CPI das Terras teve motivação a denúncia do Ministério Público de Contas (MPC). O órgão solicitou o afastamento da presidente do Instituto de Terras e Colonização de Roraima (Iteraima), Dilma Lindalva Pereira da Costa. Ela é suspeita de grilagem de terras públicas e favorecimento indevido na regularização fundiária da Gleba Baliza, no sul do Estado.

A primeira reunião da comissão ocorreu no município de Rorainópolis, no Sul do estado, em fevereiro. Na ocasião, os deputados receberam denúncias graves envolvendo o crime de grilagem.

Leia mais:

Fonte: Da Redação

Polyana Girardi

Recent Posts

Acidente: caminhão passa por cima de motocicleta e duas mulheres ficam feridas

Vídeo mostra momento do acidente no cruzamento da Av. Ataíde Teive com a Av. Nossa…

9 horas ago

Tribunal do Júri condena réu a 26 anos por feminicídio em Caracaraí-RR

O Tribunal do Júri da Comarca de Caracaraí condenou, na última quinta-feira, 27 de novembro,…

12 horas ago

Feira de soluções sustentáveis incentiva potencial empreendedor de alunos em Boa Vista

Evento em parceria com o Sebrae reúne cerca de 600 estudantes de quatro escolas da…

14 horas ago

Natal deve movimentar mais de R$ 150 milhões no comércio roraimense

Hiper e supermercados, além de vestuário, calçados e acessório, se destacam entre os setores que…

15 horas ago

Joner Chagas é internado no HGR uma semana após ser preso pela PF

Ex-prefeito foi levado para a Penitenciária Agrícola de Monte Cristo e chegou a sorrir para…

15 horas ago

SUS terá teleatendimento em saúde mental para compulsão por bets

Governo também lança plataforma para usuário bloquear CPF em jogos

16 horas ago