Gerlane Baccarin, esposa do senador Hiran Gonçalves (Progressistas), deve ficar de fora da disputa ao Governo de Roraima na eleição suplementar, marcada para o dia 21 de junho. O impedimento está relacionado ao prazo mínimo de filiação partidária exigido pela Justiça Eleitoral.
Gerlane deixou o Progressistas e se filiou ao Partido Liberal (PL) em abril deste ano, já na janela partidária de 2026. Ou seja, após o período limite estabelecido para participação no pleito extraordinário.
Conforme resolução nº 584/2026 do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RR), que fixa as regras para a eleição suplementar, os candidatos devem estar com a filiação deferida pelo partido pelo menos seis meses antes da data da votação. Como o pleito ocorre em junho, o prazo não abrange o caso da empresária.
Na prática, a regra inviabiliza a candidatura de Gerlane nesta eleição suplementar. O impedimento, no entanto, não não se aplica ao calendário das eleições regulares de outubro.
Fonte: Da Redação

