Política

‘Enaltecimento pessoal’: TRE determina retirada de outdoor com foto de Mecias e Jhonatan de Jesus

O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) determinou a retirada de um outdoor com foto do senador Mecias de Jesus e do deputado federal Jhonatan de Jesus, ambos do partido Republicanos. A decisão, dessa quarta-feira (1º), classificou o material como enaltecimento pessoal e propaganda eleitoral antecipada.

Os parlamentares têm o prazo de 48h para retirar o outdoor. Caso contrário, a multa é de R$ 1,5 mil por dia de atraso. Procurados pelo Roraima em Tempo, os políticos não quiseram se manifestar.

O outdoor está localizado em Entre Rios, no munícipio de Caroebe, Sul de Roraima. O cartaz contém a foto dos parlamentares com o texto: “Esta obra está sendo realizada com emendas dos parlamentares: deputado federal Jhonathan de Jesus senador Mecias de Jesus”.

Na decisão, a juíza Joana Sarmento justificou que a Justiça Eleitoral veda a divulgação de propaganda eleitoral em outdoors. Ela considerou como propaganda eleitoral com pedido de voto expresso e enaltecimento pessoal.

“Também adoto como razão de decidir, que o conteúdo do outdoor exclusivamente de enaltecimento pessoal dos representados com o amplo destaque de imagem e nome, com fotografia de ambos, a identificá-los e torná-los os “responsáveis” ou “autores” da “obra”, a qual sequer é referida no engenho publicitário”, argumentou.

Os advogados Emerson Luis Delgado Gomes e Hanna Gonçalves do Movimento Democrático Brasileiro em Roraima (MDB-RR) em Roraima deram entrada na ação. No pedido, os advogados alegam “que os representados tinham prévio conhecimento da propaganda irregular”.

Além disso, a juíza relembrou ainda que Jhonatan de Jesus é pré-candidato em exercício do mandato de deputado federal, o que coloca a publicidade em um contexto eleitoral.

“[…] Tem sim o potencial de configurar uma irregularidade eleitoral, influenciando a população em detrimento da igualdade que deve permear nas disputas eleitorais”, finalizou.

Outro caso

Ontem (1º), a Justiça Eleitoral também determinou a retirada de outro outdoor na mesma localidade. Desta vez, a decisão foi em desfavor do governador Antonio Denarium (PP).

Em Entre Rios, o texto do outdoor agradece ao governador por obras de pavimentação. A peça publicitária contém a imagem do chefe do Executivo Estadual e o brasão do Estado.

“Chama a atenção a parte de baixo do cartaz, contendo o Brasão do Estado, a inscrição “GOVERNO DE RORAIMA” e ainda a frase “UM ESTADO DE OPORTUNIDADES”, o que demonstra o caráter institucional da propaganda efetuada”, diz trecho da decisão.

A juíza Joana Sarmento também entendeu a publicidade como propaganda eleitoral antecipada e determinou a retirada da peça no prazo de 48h.

Fonte: Da Redação

Samantha Rufino

Recent Posts

Taxa de analfabetismo em Alto Alegre é a maior do Brasil, aponta IBGE

No município, 4.733 declararam não saber ler e escrever. Dados são do Censo 2022, divulgados…

15 minutos ago

Ministério Público recomenda que escolas particulares de Boa Vista não recusem matrícula de alunos com deficiência

Unidades também devem se abster de limitar número de crianças com deficiência por sala de…

52 minutos ago

Instalação sanitária para migrantes e refugiados é inaugurada em Pacaraima

Estrutura oferece água limpa para beber e tomar banho, saneamento básico e práticas de higiene…

2 horas ago

Brasil vai sediar Copa do Mundo Feminina de futebol em 2027

Candidatura brasileira venceu a disputa com uma candidatura conjunta de Alemanha, Bélgica e Holanda

3 horas ago

Conselho Indígena de Roraima abre seletivo com vagas em quatro áreas de nível médio e superior; salários são de até R$ 5,8 mil

Oportunidades são para engenheiro agrônomo, biólogo, assistente ambiental e assistente de campo. Inscrições vão até…

3 horas ago

Aulão beneficente prepara candidatos para concurso do IFRR

Interessados devem fazer pré-inscrição por meio de formulário on-line e levar para o evento, que…

3 horas ago